domingo, maio 20, 2007

Proposta Cultural

Já está disponível para download (baixe aqui) a pré-proposta de Sistema Municipal de Cultura. Apresentada pela Fundação Garibaldi Brasil (FGB), o documento merece ser lido e analisado pelo movimento cultural e demais interessados, para, posteriormente, ser discutido durante a Conferência Municipal de Cultura.

A pré-proposta é resultante do I Fórum Municipal de Cultura, iniciado em 2005, quando os vários segmentos representativos de cada área artística e desportiva reuniram-se em diferentes encontros para expor seus problemas, sonhos e expectativas para curto, médio e longo prazo.

Em 2006, a FGB realizou, sem perder de vista sua ação continuada, estudos internos sobre conselhos já existentes, análises de gestão e política cultural, além de coleta de referências bibliográficas sobre o tema para melhor elaborar a pré-proposta.

Em março deste ano, foram realizados encontros preparatórios para a segunda etapa do fórum. Durante cinco dias, ativistas culturais e desportivos se encontraram no Parque Capitão Ciríaco para conhecer, analisar e discutir as propostas apresentadas pela FGB e apresentar novas sugestões e idéias.

A Conferência Municipal de Cultura, ainda sem data marcada, consistirá na apresentação de um documento inédito sobre a cultura local, com o diagnóstico e as expectativas de crescimento dos segmentos culturais rio-branquenses, além da pactuação de uma proposta de um Sistema Municipal de Cultura a ser apresentado ao Poder Legislativo Municipal.

O Sistema Municipal de Cultura proposto pela FGB inclui a criação de um Cadastro Cultural, de um Conselho Municipal de Cultura, a implantação de um Fundo Municipal de Cultura, além da criação da Lei Municipal de Patrimônio Histórico. Esse processo consistirá, ainda, no ponto de partida para a revisão da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Desporto, bem como da revisão do sistema organizacional da Fundação Garibaldi Brasil.


Informação: Giselle Lucena

Um comentário:

  1. É isso aí gente. O sistema também envolve a música e todo o movimento musical de Rio Branco, por isso, é importante que todos participem!
    Algumas coisas são complicadas de entender, dá preguiça de ler, mas quando a gnt se envolve e vê que é importante, fica impossível dxar de lado.

    Portanto, baixem o arquivo e leiam! :D

    ResponderExcluir