sábado, junho 30, 2007

Batuques de Cor

Grupo de Percussão da UFBA apresenta em Rio Branco concerto que mistura música clássica, popular e africana

O resgate da tradição dos ritmos negros que chegaram ao Brasil com escravos e que foram disseminados na cultura nordestina é o foco de trabalho do grupo “Modos Novos”, do Núcleo de Percussão da Universidade Federal da Bahia – UFBA. O grupo se apresenta em Rio Branco no dia 01 de julho (domingo), às 19horas, no Theatro Hélio Melo, durante o projeto “Sonora Brasil – Tradições Contemporâneas”, uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc e os Sesc´s Regionais, tendo apoio, em Rio Branco, da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil. A entrada é gratuita.

No palco, nove músicos se apresentam durante o espetáculo. Além do professor Jorge Sacramento – mestre e doutorando em Educação Musical e com experiência de 14 anos em ensino e pesquisa de ritmos brasileiros - o grupo é formado por oito alunos da Escola de Música da UFBA. Eles tocam vários instrumentos percussivos presentes na música clássica e na cultura popular brasileira. Claves, Xilofones e flautas entram em sintonia com o som marcante do triângulo, da matraca, do ganzá e do berimbau. No repertório estão músicas de compositores baianos e de outros Estados do nordeste.

O Núcleo - O Núcleo de Percussão da UFBA é um projeto que coloca em perspectiva a possibilidade de um diálogo entre o mundo da percussão erudita contemporânea, a riqueza das tradições afro-brasileiras e a leveza da música popular.

Sonora Brasil - O projeto existe há 10 anos, atuando na difusão das diversas formas de manifestação musical do povo brasileiro. Canções da tradição oral e ritmos populares de várias partes do país são apresentados ao público em circuito nacional.

Serviço:
O quê: Concerto do Grupo "Modos Novos", do Núcleo de Percussão da UFBA.
Quando: Domingo, 01 de julho, às 19horas.
Onde: Theatro Hélio Melo.
Entrada: Franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário