segunda-feira, junho 04, 2007

Música: discutindo com seriedade

A cena musical acreana recebeu na tarde desta sexta-feira um “presentaço!” Edson Natale, Luis Felipe, Israel do Vale e David McLoughlin estiveram nesta terrinha para ministrar um seminário do programa Rumos Itaú Cultural Música.

Sim, mas quem são esses caras? De onde eles saíram? Que diabo de programa é esse?

Resumindo: Edson Natale é músico e gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural. Luis Felipe é vice-presidente da Cooperativa de Música de SP. Israel do Vale é jornalista cultural, diretor de produção e programação da Rede Minas de Televisão. Davi McLoughlin é gerente da BM&A [organização sem fins lucrativos que promove a música brasileira no exterior].

O Rumos Itaú Cultural é Um programa de difusão e aporte financeiro da produção artística e intelectual brasileira.

No encontro daquela tarde, a discussão foi pautada no Rumos Música, que tem o objetivo de mapear e divulgar talentos na área da música em todas as regiões do Brasil e contribuir para seu amadurecimento e articulação no cenário cultural brasileiro.

Falou-se - com seriedade exemplar - em cena independente, espaço cubo, política cultural, movimento musical brasileiro no exterior, Tv’s públicas, discussão e produção coletiva, etc, etc. (Ah, e claro, falou-se também em Los Porongas e Festival Varadouro!). É uma pena que a divulgação tenha sido suficiente para reunir só umas 15 pessoas.

É muito bom – e ao mesmo tempo estranho – falar de movimento musical com pessoas de outros lugares do país. A gente percebe que nossa realidade não é distante, é apenas diferente. E que apesar de ser a realidade de uma cidade pequena, é como se fizéssemos parte de um movimento não grande, mas evoluído.

O movimento aqui realiza festivais, grava cds, tem selo independente, interage com outros grupos e movimentos do país (além dos locais), tem blog, produz conteúdo... Na verdade, eu sou suspeita pra falar. Mas é importantíssima a idéia de se prezar pela independência e de criar cooperativas, acho até que todos os movimentos artísticos devem buscar isso, mas ao mesmo tempo, acredito que todos devem exigir seus direitos no poder público, participar do processo de criação e sistematização de políticas públicas culturais, etc. etc.

Sem querer me estender demais, a visita ao site do Itaú Cultural é obrigatória. Todos devem dá uma olhada no edital e inscrever suas músicas! A meta é selecionar 50 músicas que caracterizam a produção musical brasileira hoje, abrangendo os mais variados estilos: pop, mpb, instrumental, indígena, eletrônico, e por aí vai.... As selecionadas farão parte de um material composto de Cd e DVD, e que irá circular por todo o país.

Além da categoria musical, o programa também premia trabalhos nas áreas de jornalismo cultural, literatura e pesquisa em gestão cultural. Todas as informações sobre os editais encontram-se no site: http://www.itaucultural.org.br/rumos2007 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário