sexta-feira, julho 13, 2007

Semana do Rock

Exibição de filme, lançamento de livro, debates e muita música

Hoje, em diversas partes do mundo, milhões de fãs aproveitam o dia para reverenciar seus maiores ídolos. O motivo é que, no dia 13 de julho, é comemorado o dia mundial do Rock. No circuito de Rio Branco, shows, debates, exibição de filmes até lançamento de livro dividem os roqueiros durante a programação que teve início na terça-feira e acaba só no domingo.

Para dar início à comemoração, foi realizado o Tributo aos Dinossauros do Rock Acreano, no Clube do Juventus. Lá, roqueiros das décadas de 70 e 80 se reuniram com as gerações mais atuais a fim de curtir um som sem pré-conceito de estilo e idade. No palco, as bandas de Heavy Metal Silver Cry, Dream Healer e Fire Angel saudaram os dinossauros do grupo Capu, Helloy de Castro e Pia Villa, estes dois últimos se apresentaram em seguida, provando que o rock não tem época para acontecer.

Na quarta-feira, a temática entrou para a telona. No Theatro Hélio Melo, o projeto Circuito Documentário ingressou no clima da semana e exibiu o filme “Botinada – A Origem do Punk do Brasil”, que em seguida foi debatido com o historiador Wlisses James.

A opção de quinta-feira, ficou por conta do projeto “Sempre Um Papo”, que convidou os roqueiros para um bate-papo com o jornalista e produtor musical Alex Antunes, sobre o livro “A Estratégia de Lilith”, também no Theatro Hélio Melo. O livro miscigena a reportagem e a ficção pop, descortina universos urbanos do sexo, do transe e da magia. Além de músico, compositor e produtor, o autor dirigiu a revista Bizz, escreveu para cadernos de cultura da Folha de São Paulo, O Estado, Veja, entre outros.

Na sexta-feira (13), onze bandas se reúnem no Clube do Juventus para saudar as mais diversas manifestações de rock em show que começa a partir das 17h30. (A entrada é gratuita). Soldier, Fire Angel, Blush Azul, Metal Live, Nova Banda, Escalpo, Nicles, Dream Healer, Silver Cry e Filomedusa prometem um grande show em homenagem ao rock´n´roll. A noite conta ainda com a participação especial de Mário Linhares, ex-Dark Avenger e atual vocalista da banda Harllequin (DF).

No sábado, “Retrato do Rock e Pop no Novo Milênio” é tema de mesa redonda com Dado Villa Lobos (RJ), Pablo Capilé (MT), Mário Linhares (DF) e Diogo Soares (AC), no Theatro Hélio Melo, às 10horas. Para o encerramento, Nicles, Camundogs, Los Porongas e Dado Villa Lobos (ex – Legião Urbana) fazem show domingo, na Concha Acústica, a partir das 19h30.

A Semana do Rock é uma parceria entre Governo do Estado, via Fundação Elias Mansour, Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, Associação de Músicos e Produtores do Acre – Amupac e Projeto Sempre Um Papo.

Conheça um pouco sobre as bandas que se apresentam nesta sexta-feira (não está na ordem de show)

Fire Angel: Experiência de mais de 50 shows dentro e fora do Estado. Respeitada por executar seu trabalho com competência e dedicação. Oito anos de existência. João Neto (vocalista). Adão Ribeiro e Paulo Henrique (guitarras), Fábio Lima (baixo) e James Emerson (bateria) são os integrantes da banda de Heavy Metal Melódico.

Metal Live: Criada no ano de 2000, é formada por Renato Bizerra (vocal), Lucas Mortari (guitarra), Edílson (baixo) e Giovanni Esdros (bateria). Segundo os integrantes, o estilo do grupo é um Rock´n´roll Progessivo Pesado.

Filomedusa: Formada há dez meses, por Carol Freitas (vocal), Saulo Machado, mais conhecido como Saulinho (guitarra), Thiago Melo (bateria) e Daniel Zen (contrabaixo). O quarteto investe em musicas autorais com influências que vão de Ray Charles e Los Porongas. Atualmente, o grupo se prepara para show em Porto Velho (RO), durante o festival "O Casarão".

Nova Banda: Na ativa desde 1997, é cristã e se caracteriza por executar um Heavy Metal Tradicional com influências de HardCore. Nonato Muniz (vocal), Lucas Lee e Salomão (guitarras), Júnio Antunes (baixo) e Ana Paula (bateria) são os integrantes.

Nicles: Com seis anos de existência, a banda se caracteriza pelo estilo indie rock psicodélico, uma mistura de grunge, alternativo, punk rock. Kilrio Farias (vocal), Wesley Moura (guitarra), Fred Margarido (teclados), André Bandeira (baixo) e Johnny Ratts (bateria), são os músicos da banda que acabou de voltar de shows em Palmas e Goiania.

Dream Healer: Respeitada pelo trabalho, história e produções. Neste ano, a banda completa dez anos e inicia investimentos para a gravação de um DVD. O Heavy Metal Tradicional é o estilo que rege a banda composta por Igor Alves (bateria), Carolino (vocal), Rarisson e Beto (guitarras) e Roberto Bala (baixo).


Blush Azul: Formada por Irlla Narel (vocal), Kaline Rossi (bateria), Victor Melo (guitarra) e Giselle Lucena (baixo), a banda define seu estilo simplesmente como alternativo, com a proposta de investir no trabalho autoral e na integração entre meninos e meninas por meio do rock.

Soldier: Com nove anos de existência, é uma banda cristã com o propósito de executar o Heavy Metal Tradicional, com influências Power e Trash, levando na música suas considerações religiosas. Thiago Nicheli e Júnior Jansen (guitarras), Lauro César (vocal) e Jorge Jardim, o Jorginho (batera) são os músicos que a compõem.

Escalpo: É a antiga Matéria Fecal, formada há quase sete anos. O estilo vagueia nas diversidades do punk e trash, onde o som pesado manifesta idéias políticas e sociais. A banda é formada por Moisés Lima (Mosa – vocal), Frank Braga (bateria), Erivaldo Cleney (baixo), Jardel Costa (guitarra).

Silver Cry: É a banda dos metaleiros mais jovens e nem por isso menos respeitada. Roberto Bala (bateria), Carolino (vocal), Ricardinho (baixo) e Isnard Henry (guitarra) são os rapazes que se popularizaram no meio fazendo covers de Iron Maiden e Grave Digger. Hoje, com seis anos de banda, a proposta principal é investir no trabalho autoral dentro do Heavy Metal Tradicional.

E vamos celebrar o rock´n´roll acreano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário