terça-feira, agosto 07, 2007

I Conferência Municipal de Cultura

Movimento artístico e desportivo de Rio Branco discutirá política para o setor

No próximo dia 18, terá início a I Conferência Municipal de Cultura, onde será apresentado um documento inédito sobre a cultura de Rio Branco, com o diagnóstico e as expectativas de crescimento dos segmentos - levantadas durante os fóruns que aconteceram em 2005 -, além da pactuação da proposta de um Sistema Municipal de Cultura a ser apresentado à Câmara de Vereadores.

O Processo -
A construção de um Sistema Municipal de Cultura em Rio Branco, proposto pela Fundação Garibaldi Brasil – FGB, teve início em 2005, com a realização de reuniões nas quais os segmentos artísticos e esportivos tiveram a oportunidade de discutir os problemas enfrentados pelos artistas, esportistas e as comunidades em seu fazer cultural do cotidiano.

Durante esses encontros, foi traçado um diagnóstico da situação dos diferentes setores ligados aos fazeres culturais na cidade e relacionadas às principais expectativas de desenvolvimento em curto, médio e longo prazo. Ainda em 2005, a Prefeitura de Rio Branco assinou um Protocolo de Intenções com o Ministério da Cultura para integrar o município ao Sistema Nacional de Cultura – SNC.

Estudos sobre o assunto - Em 2006, a FGB organizou o material produzido no ano anterior, coletou referências bibliográficas e realizou estudos internos sobre políticas culturais propostas pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura, sobre experiências em outros estados e municípios brasileiros, tendo em vista a organização de uma proposta de Sistema Municipal de Cultura.

Um Modelo Participativo

A pré-proposta de Sistema Municipal de Cultura da FGB está disponível – desde maio de 2007 - no site da Prefeitura de Rio Branco (http://www.riobranco.ac.gov.br/) e na sede da instituição (Parque Capitão Ciríaco). O Sistema inclui Conselho Municipal de Políticas Culturais; Fundo Municipal de Cultura; Cadastro Cultural de Rio Branco e Lei Municipal de Patrimônio Cultural.

Tirando as dúvidas -
Antes da conferência, acontecerá um Fórum Preparatório para estimular, promover, ampliar e diversificar a participação e o acesso da sociedade civil, criando espaços de discussão que eduquem e contribuam com a formação e o fortalecimento da cidadania cultural.

Durante a Conferência, os participantes deverão analisar e discutir as propostas apresentadas pela FGB e apresentar novas sugestões e idéias, efetuando a criação de um sistema que tem como princípio constitutivo a efetiva participação do movimento cultural e da sociedade na gestão pública de cultura.

Parcerias - A I Conferência Municipal de Cultura é uma realização da Fundação Garibaldi Brasil em parceria com o Conselho Estadual de Cultura, Fundação Elias Mansour, com patrocínio da Brasil Telecom e apoio da Secretaria de Educação e Sebrae. Mais informações: 32242503 / 32240269 / 99728845.

Agenda:
· Reunião Inicial do Fórum Preparatório para a Conferência – 18 de agosto, das 8h às 18horas, na Secretaria Estadual da Educação.
· Painéis Temáticos sobre Mecanismos de Financiamento, de Gestão e de Participação: 20, 22 e 24 de agosto e 10, 12 e 14 de setembro, das 18h às 22horas, no Sebrae/Centro.
· I Conferência Municipal de Cultura – 21 e 22 de setembro – local a confirmar.

Um comentário:

  1. é nessas horas que devemos comparecer para discutir politica cultural... :D.
    Eu vou e espero que todos os colaboradores do grito acreano tbm possam participar e se fazer atuante quando for necessario.

    ResponderExcluir