quinta-feira, agosto 30, 2007

Sobre o Conselho Municipal de Politicias Culturais da cidade de Rio Branco - AC

Sobre a Reunião de terça-feira 28/08/07

Creio que as plenárias do grupo de trabalho sobre o Conselho Municipal de Cultura estão caminhando, o debate está acontecendo e todos estão compreendendo a importância desse momento. Exercitar a democracia, exercitar o debate, o confronto de idéias, esclarecimento daqueles que ainda tem dúvida e em seguida o voto, um território livre para quem quer o bem da cultura em nosso município.

A proposta do Conselho Municipal de Políticas Culturais - CMPC – tem algo que o Daniel Zen comentou que não foi levado em consideração na plenária de ontem, o modelo aprovado em quatro instâncias de participação é da seguinte forma, Conferencia Municipal de Cultura, Conselho Executivo de Cultura, Fóruns Setoriais e Câmaras temáticas, o Zen propôs a mudança de Câmaras Temáticas para Fóruns Temáticos e Fóruns Setoriais para Câmaras Setoriais. Pois o significado de cada palavra está empregado erroneamente.

Veja bem, câmara, significa assembléia com corpo deliberativo, já a palavra fóruns, significa reuniões de um assunto especifico não deliberativos e permitem um maior numero de participantes. Acredito que acontecendo essa mudança de nome se encaixe de vez o Sistema Municipal de Cultura. Afinal, as deliberações estavam acontecendo na instancia errada e não teria sentido organizar os “Fóruns Setoriais”, pois, as “Câmaras Temáticas” já haviam deliberado todas as suas preocupações para o Conselho Executivo de Cultura.

A criação de mais uma instancia geraria um pequeno problema, quando um sistema tem entradas de muitas variáveis ele se torna lento, pois os processos entram em fila, e o sistema alimenta a fomentação e a fortificação de outras instancias junto à comunidade, mas não tem porque ele mesmo criar. A diferença é que quando a sociedade/comunidade cria uma instancia para se comunicar com o sistema a preocupação é para que o processo seja mais eficiente, quando sistema cria uma instancia para sociedade/comunidade as preocupações são outras e muitas vezes não resultam em nada.

Sobre a reunião de quinta-feira dia 30/08/07

Que dia tranqüilo! Todos se comportaram bem, respeitando o tempo determinado para as exposições de proposta, defesas, esclarecimentos e os regimes de votação aconteceram sem grandes polêmicas. Como é lindo o exercício da democracia, talvez se isso acontecesse com mais freqüência, o brasileiro saberia escolher melhor seus representantes.

Mas isso é assunto para um outro post.

Falando sobre as discussões dessa quinta feira, podemos notar que mudanças drásticas aconteceram no que posso dizer a nomenclatura, afinal, a grande confusão para alguns era a existência de dois conselhos, agora só existe de fato um e como sempre existiu, o dito conselho executivo passou a ser chamado de comissão executiva. Os conselheiros dessa comissão são eleitos dentro de seus respectivos fóruns setoriais e os conselheiros de cultura das regionais da cidade também irá fazer parte dessa comissão. Toda essa mudança representa um grande avanço no refinamento dessa proposta de Sistema Municipal de Cultura.

Conseguimos deixá-la enxuta, funcional, representativa e acima de tudo executiva.

Bom, por hoje é só. Segunda-feira e terça-feira vai rolar no colégio CEBRB as reuniões dos painéis temáticos 1 e 2 respectivamente, como sempre as 18h. Compareça!

Um comentário:

  1. Anônimo2:52 PM

    Tão ficando azeitados os encontros da turma da cultura do município de Rio Branco. Beleza!a capital merece, afinal é referência máxima do Estado do Acre.Depois dos debates sobre o SISTEMA vamos partir ligeiro para discutirmos PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO e DIFUSÃO do nosso produto cultural. Assim,sim, Marcus.Sucesso!

    ResponderExcluir