domingo, setembro 02, 2007

Baquiri - No Ritmo do Rio Indígena

Álbum que transmite o “sotaque” musical acreano é lançado neste domingo, na Concha Acústica

Chocalhos compassados da música indígena, misturados aos ritmos andinos e ao forró tradicional, compõem a musicalidade genuinamente acreana apresentada no CD “Sotaques Acreanos em Música Baquiri” do cantor e compositor Narciso Augusto que, especialmente nessa produção, conta com as participações de Osmar do cavaquinho e André Dantas. “Ao unir esses dois grandes artistas, eu liguei duas gerações, uma mais antiga, das décadas de 70 e 80, com o Osmar; e uma mais contemporânea, com o André”, afirma o compositor.

Osmar, que também participará do lançamento deste domingo, diz-se lisonjeado com o convite do parceiro. “Fiquei surpreso com o convite, afinal, estava no anonimato, mas estou feliz, o novo trabalho me fez renascer”, confessa o músico.

Para criar o álbum, Narciso estabeleceu como foco, o contexto natural, físico e geográfico, atentando para todas as possibilidades de fusão cultural. “A partir disso, cheguei a três bases de influência rítmica no tocante a musicalidade do Acre: a nordestina, a indígena e a andina”, informa. A produção, que reúne 10 faixas, é resultado de pesquisas musicais realizadas no interior do Acre e visa trazer à superfície sonora o “sotaque” da música acreana.

Batismo
Desde a década de 80, Narciso Augusto endossa movimentos artísticos musicais em defesa do regionalismo. “Naquela época já havia uma preocupação com essa questão, mas tudo era muito incipiente, qualquer ação nesse sentido estava restrita ao plano literário da música”, conta.

Sempre pensando em criar uma consciência musical voltada para esse segmento, o músico, em seu último trabalho não poderia apresentar temática diferenciada. O regionalismo já fica evidente no título, peculiar ao vocabulário acreano tradicional, que apresenta aglutinação dos termos “baque” e “Aquiri”. “A primeira palavra é dedicada aos profissionais da velha guarda musical acreana, que em muitos casos a usavam quando se referiam à direção rítmico-musical e, algumas vezes, até mesmo para substituir a designação de ritmo. E a segunda, refere-se à expressão que os povos indígenas utilizavam na denominação do rio Acre”, esclarece o artista.

Da Terra
Narciso Augusto já tem mais de 20 anos de carreira musical como cantor e compositor, é natural de Sena Madureira, habilitado em Música Instrumental pela Universidade Federal do Mato Grosso. Hoje desenvolve atividades na área de cultura popular e lança seu terceiro trabalho.

Osmar Vieira da Silva, o Osmar do Cavaquinho, iniciou a carreira no final da década de 70 e seu repertório é marcado pelo forró tradicional, xote e cumbia. André Dantas representa a nova geração de músicos da capital acreana.

Show de Lançamento
Narciso e Osmar subirão ao palco da Concha Acústica Jorge Nazaré – Parque da Maternidade, neste domingo (02), para fazer o lançamento do álbum. O evento é apoiado pelas Fundações Culturais Garibaldi Brasil e Elias Mansour, e terá início às 20horas.

Ficha Técnica:
Elaboração e coordenação do projeto: Narciso Augusto
Produção Musical: Narciso Augusto e Osmar do Cavaquinho
Produção Executiva: Eric Gil Lecoq e Narciso Augusto
Gravação e Mixagem: Musical Lecoq Studio
Técnicos de Gravação e Mixagem: Joyb Ramos e Nelson dos Santos
Masterização e Projeto Gráfico: MCK
Fotografia: Edison Caetano
Participações Especiais: Osmar do Cavaquinho e André Dantas

(Edmê Gomes / FGB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário