sexta-feira, setembro 28, 2007

O emo dominou o Brasil

Hoje, depois da uma longa espera, VMB (Vídeo Music Brasil) deu seu resultado. Acho que toda a cena independente do fora do eixo, espera qual banda independente estaria no gosto do público.

Alguns já me disseram que todos os independente querem ser apenas mais uma banda pop-rock do Brasil, dessa afirmativa eu concordo discordando, acho que o sonho de todo o músico é ver sua música ser conhecida pelo mundo todo.

Agora, voltando a falar da categoria aposta MTV, eu estava super feliz, afinal 2 das 5 bandas já tive a oportunidade de ver um show, da Vanguart no Festival Varadouro 2005 e Zefirina Bomba no Galpão do Rock, mas eu estava realmente torcendo para o Pública, eles fizeram a maior hit do mundo indie "long plays". Chego na frente do computador e recebo a notícia, a banda que ganhou era de EMO!!!

A banda Strike diz misturar elementos eletrônicos com punk rock, hardcore, ragga muffin e hip hop. As letras, todas autorais, giram em torno das experiências do universo jovem e remetem 'a pura diversao. Acho uma boa inciativa, mas por que tantas bandas fazem esse mesmo som??? E por que os jovem acham que sofrem tanto???

Eu diria não ao emo, mas nada de preconceitos. Queria só que a boa música chegasse aos ouvidos do MUNDO. O emo pode ser bem executado, com boas letras mas vocês não acham que de tristeza o planeta já está bem carregado?

Darei VIVA as poesias! A cultura do barzinho da esquina! Aos manulengos de olinda! As piadas do seu Lunga!

Vista seu melhor sorriso e saía a cantar por aí o que não está na programação da MTV!

3 comentários:

  1. As bandas independentes querem "dar certo" também, e pra isso precisam atingir um público maior, é inevitável. Não dá pra ficar restrito ao público alternativo, que dificilmente sustenta essas bandas por muito tempo, salvo raras exceções. O Autoramas comemora poder sobreviver só de música, mas fica nítido nos versos da música "Eu era pop" (Eu era pop.. um dia eu já fui pop.. também aproveitei todas as vantagens que se tem quando se é alguém no mundo pop) a lamentação do vocalista pelo fato da banda não ter o mesmo destaque da época em que "Fale mal de mim" tocava nas rádios.

    Sobre a Pública, entendo bem tua empolgação com a banda e com a qualidade das músicas, empolgação que tomou conta de muita gente por aqui, inclusive. Mas é importante comentar que Pública é uma banda que ganhou projeção só recentemente e, até por isso, "Long Plays" ainda não é um hit indie, como seriam, por exemplo, "Semáforo" (Vanguart) ou "Malevolosidade" (Superguidis). A banda também ainda não tem a força dessas duas no cenário nacional, como se percebe medindo através do orkut, blogs e sites o destaque dela na internet.

    E a vitória dos emos era esperada, pelo menos por mim. O emo tá na moda. Esse é, em grande parte, o atual público da MTV. São as menininhaxxx (e menininhoxxx, claro) da internet que sustentam toda essa indústria emo. As bandas existem e fazem o mesmo som porque tem um público que só quer ouvir este mesmo som.

    E olha que nem é preconceito, ainda acho que o emo tem boas bandas, citaria as internacionais My Chemical Romance (sim, o ícone emo tem seus méritos!) e The Used (que veio antes do emo e acabou sendo tachado como tal). Só que falta qualidade e originalidade pra maioria das bandas que tentaram seguir o mesmo caminho.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, bandas independentes não precisam de uma aposta MTV, todos nós sabemos que já faz tempo que a MTV deixou de ser referencia musical para o publico independente. Ou seja, a aposta dela de pouco vale.

    Preconceito contra as bandas emos, hum, não sei não. Não me lembro em qual ano a mtv presenteou o los hermanos com um trófeu da melhor banda LOVEcore. Nessa época eles desconheciam a palavra EMO. Gosto sim daquelas musicas mela cueca, mas também não posso negar que tgm gosto de ouvir a originalidade da banda.

    Se for pra ser apenas mais uma banda emo, melhor nem existir. A banda Strike, pra mim é apenas mais uma banda emo, com clipes nada originais, que compiam até as poses das grandes bandas emos, olha para esse foto que a milena postou, tá parecendo a pose do carinha do blink 182, não é?

    Quanto a Publica, Vanguart e Zéfirina Bomba eles são aposta de um publico independente que movimenta a cena brasileira, tocando em diversos festivais mostrando para diversos espectadores qual é o som deles, eles estão circulando o Brasil. Ainda não chegaram na radio, mas, Vanguart e Zéfirina bomba já chegaram na minha cidade. Esse na verdade é o grande trunfo da cena independente.

    Afinal de contas, eu não tenho tempo pra assistir TV. "O quê que tem para tu ver na TV? Comercial!!" já diria Ilson da banda Zéfirina Bomba e concordo com ele.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:47 AM

    O amigo, até concordo q haja alguma coisa emo nessa banda strike, mas me diga, seja qual for o estilo de musica (rock,sertanejo, pagode, samba, pop rock, reggae...), todas falam praticamente das mesmas coisas, e só pq esse strike ta nesse estilo pop punk hardcore sei la o q , ela é emo?? Qual o problema de falar disso?? Eu achei eles muito mais sacanas e bem humorados...
    repara no trecho de uma musica dakele nx zero "cantando pra vc ouvir com outra pessoa", realmente, musica de corno a deles, parece q o Strike comeu a mulher de algum deles ou de qualquer um por ai, na verdade parece q comeram todas, pois achei q exageraram um pouco nesse tema "sou fudido, nao estudei, vou comer sua filha"
    Acho tambem, e vc a de convir q ela é bem melhor q esses nx zero, fresno, e essas outras q tao por ai...muito mais original, achei q inovaram, musicalmente bem melhores... pelo menos é o q ouço, seja na batera, no baixo, ou nas guitarras... beeem mais interessantes... gostei dos ragas...
    Ouvi o cd todo e gostei bastante, acho q vc tb devia ouvir... gostei do som... gravaçao de otima qualidade tb, parabens pra eles e pra gravadora.
    Nao vou desmerecer premio de ninguem, se ganhou parabens, resultado do trabalho. Abraçao

    ResponderExcluir