segunda-feira, março 10, 2008

Curso de cinema da Usina de Arte João Donato ganha prêmio da Avon.

"Pode-se esperar uma safra vigorosa de conteúdos que terá, como cenário, a diversidade cultural do Norte do país", diz coordenação do prêmio.

A Avon, multinacional de perfume e cosmésticos, está anunciando os projetos selecionados na primeira edição do Prêmio Avon Cultura de Vida, os quais, segundo a empresa, têm ao menos uma marca em comum: são projetos potencialmente transformadores. Entre os vencedores, o Curso de Cinema e Vídeo da Usina de Arte João Donato, em Rio Branco. Trata-se, segundo nota da Avon, de uma iniciativa de formação audiovisual com duração de um ano, currículo contemporâneo, professores qualificados e carga horária de pós-graduação. "A vocação desse projeto é formar, em uma região ´fora do eixo´, uma geração de profissionais capaz de contribuir decisivamente para a ampliação e a consolidação da democracia audiovisual brasileira. Pode-se esperar, como resultado, uma safra vigorosa de conteúdos para cinema, televisão e outros meios que terá, como cenário, linguagem e substância, a diversidade cultural do Norte do país. Quem sabe não surgirá, em Rio Branco, um pólo de produção?", diz a nota publicada no site oficial do prêmio.
O curso da Usina, dirigido pelo cineasta Maurice Capovilla, recebeu R$200 mil como forma de patrocínio através da Lei Rouanet de Cultura. O curso tem outro patrocinador, o Banco da Amazônia, que financiou parte da temporada 2007. O maior aporte de recursos vem do Governo do Estado, mantenedor da Usina através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour.
Capovila informa que o dinheiro começa a ser aplicado a partir deste mês de março. Em si, segundo ele, o prêmio se constituiu em instrumento de grande importância para o desenvolvimento das artes no Acre. "Ficamos muito satisfeitos e surpresos, já que a lógica das empresas é o patrocínio a eventos e nunca a um curso", disse. Quanto à qualidade destacada pela Avon, Capovilla diz que "isso tem a ver com o Estado, que vem promovendo a cultura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário