sexta-feira, abril 25, 2008

Dia Nacional do Choro terá comemoração especial em Rio Branco

O choro é o gênero musical mais tocado no mundo. É considerada também a música popular mais sofisticada, de acordo com músicos e críticos de todo o mundo por misturar influências da música erudita com a africana. Tamanha popularidade rendeu ao gênero uma lei federal instituindo o dia 23 de abril como dia Nacional do Choro, que é também uma data em que se comemora o aniversário de Alfredo da Rocha Viana, o Pixinguinha.

Em Rio Branco a data é preservada a partir dos músicos que se identificam com o gênero. Nesta sexta-feira, o Bar do Gracil, que é um dos divulgadores do gênero, realiza uma comemoração a data, propositalmente atrasada, com roda de músicos a partir das iniciativas do Clube do Choro, fundado em maio de 2005. A associação realiza projetos voltados para o desenvolvimento cultural e musical da cidade.

O bar do Gracil é um dos pontos utilizados para difundir o chorinho e todas as sextas-feiras faz um encontro com pessoas de todas as idades para se embalarem no ritmo. A presidente do Clube, a vereadora Maria Antonia, ressalta que neste dia 25 o evento terá um tom especial, de comemoração.

Antônio Carlos (bandolim), Delei Batista (pandeiro), James Fernandes (violão), Nei (cavaquinho) e Nilton Castro (acordeom), que integram o grupo Som da Madeira, são os anfitriões. "Tocar ali reúne várias conquistas, entre elas, o prazer de tocar e acima de tudo às margens do Rio Acre. Isso renova o chorinho em Rio Branco", diz o músico Antônio Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário