quarta-feira, setembro 17, 2008

Festival Chico Pop e a Semana da Música

Tudo bem, música até que rola quase sempre por aqui: em barzinhos obscuros, em boates com iminente risco de explosão ou nesses eventos que presenteiam seus frequentadores com camisas descartáveis, que raramente são descartadas e contribuem com a poluição visual nas academias da cidade.

Mas música boa, é raridade. E por isso a semana que vem pode ser considerada a "Semana da Música" em Rio Branco. Além do Festival Varadouro (dias 26 e 27) e sua extensão programação (já divulgada no site oficial), ocorrerá também o Festival Chico Pop, no dia 25 (quinta-feira).

E depois de muita indefinição sobre o local do festival - Aarão Prado, um dos organizadores, já cogitava até arrumar a varanda da sua casa pra receber o evento -, finalmente tivemos a boa notícia. A autorização foi concedida, e o festival ocorrerá mesmo na Praça Plácido de Castro, conforme estava previsto. Salvo engano, acho que é o primeiro festival de rock que será realizado na bela praça central da cidade após sua revitalização, conhecida também como Praça da Revolução.

Anota aí, então: o Festival Chico Pop ocorre no dia 25 de setembro (quinta-feira), à partir das 17 horas, na praça Plácido de Castro/Praça da Revolução, e terá a participação da
Cappuccino Jack,
Fire Angel,
Marlton,
Ultimato (Rondônia),
Pia Villa,
Mapinguari Blues,
Camundogs e
Grupo Capú,
nessa ordem.


*

A proposta dos organizadores é bem interessante e não deve se restringir à realização deste evento. Outras novidades na promoção da música acreana estão por vir, e brevemente você saberá mais a respeito disso aqui no Grito Acreano.

*

O nome do festival é uma homenagem ao já falecido jornalista
Francisco Ventura de Menezes, que escrevia uma coluna utilizando o pseudônimo Chico Pop em um jornal local. Tião Maia, também jornalista e amigo pessoal do Chico, escreveu um texto bacana sobre o "profeta do Underground", em março de 2006. Leia aqui.

13 comentários:

  1. Tá bom, Fialho! Eu te dou aquele abadá que você taaaanto quer! Eu particularmente preferia destruí-lo... mas já que vc quer tanto assim...

    Ah, e o Chico Pop quase não rola, né? Mas ainda bem q deu tudo certo...

    Ei, tu vai fugir do casamento da tua irmã pra ir pro Vara-de-Ouro? Hahahaahaha ;)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:45 PM

    eu realmente não esperava que fosse na praça!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:58 PM

    É, caro Chico, vou perder o primeiro dia do Varadouro. Que chato. Que pena. Que tristeza. Taaantas bandas legais..

    ResponderExcluir
  4. Um momento muito interessante para música e nossa, que saudade dos eventos na praça!!! Pena que não "a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim...", mas espero que por debaixo da maquiagem tenha restado a energia dos antigos encontros ali.
    E depois é só descer para beira do rio e ver os shows que vão rolar também no Sahara, né? Inclusive a bombástica Macaco Bong...
    Sexta promissora pros ouvidos.

    ResponderExcluir
  5. Quer dizer, quinta... QUINTA PROMISSORA PROS OUVIDOS. Mas sabe-se lá se Macaco Bong não toca depois da meia noite né? Já vai ser sexta.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:35 AM

    Não era Makakong?
    É assim que escreve?
    Onde estou?
    kkkkkkkkkkkkkkkkk
    o/

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1:56 AM

    nossa, que maravilha ser na praça.

    vai rolar uma nostalgiazinha básica saudável

    ResponderExcluir
  8. Os velhos shows na praça, as bandas de punk e metal, o Chico...

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9:00 AM

    Realmente a praça tem todo uma mágia, quando estava lendo o texto e vi o local do show já bateu a nostalgia... Era tão bom quando podia curtir os shows e vomitar cachaça na praça, não sei pq reformaram..

    ResponderExcluir
  10. Anônimo11:21 AM

    realmente...quando se fala em show na praça vem logo o clima de nostalgia!
    época onde todo mundo se reunia para jogar conversa fora,beber cachaça com o sol de 15hs na cabeça!
    tempo bom...!
    poderemos beber cachaça e vomitar na praça mais uma vez, não é Ricardinho?!
    hahahaha

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3:16 PM

    Não sei cara, hoje está tudo bonitinho, tão bonitinho que não pode nem usar, imagine vomitar. Lembro que já fiz shows no Cine Teatro Recreio, Teatrão, Plaça Plácido de Castro, Espaço Retrô, Kaxinaua, SESC Centro, mas hoje, depois de tudo reformado, tombado e não sei mais o que lá, ficamos sem locais para show, até o SBORBA que nos recebia muito bem foi tombado, logo, uma das maiores dificuldades para realizar um evento de Metal hoje em dia é o espaço.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3:18 PM

    *Plaça = Praça

    ResponderExcluir
  13. Anônimo3:42 PM

    É música boa, é raridade. Semana que vem já é a "Semana da Música" em Rio Branco. É a semana do Festival Chico Pop, no dia 25 (quinta-feira) às 17horas e ainda tem outros eventos que de certa forma celebram a música...

    ResponderExcluir