quinta-feira, setembro 18, 2008

O Ensaio Surreal do Grito Sufocado


O título impressiona, assim como a estética. A peça reuniu em si: dança, música, biografia, denúncia e uma homenagem a Chico Mendes. Isso tudo, ontem, 21h no teatro de arena do SESC, com sua capacidade máxima de lotação.
A peça é do grupo “Arte na Ruína” de Xapuri. O nome da companhia de teatro é justificado pelo fato de eles ensaiarem na delegacia em ruína, onde Chico Mendes foi torturado. No entanto, eles falam na peça das dificuldades de se fazer arte e das ameaças que sofrem, pois querem retirá-los do local, contudo eles têm batalhado contra essa ação já que ali é também palco para a sua apresentação, onde os personagens ficam em celas.

O grupo já possui visibilidade nacional e internacional, também está sendo gravado um documentário sobre o trabalho deles. (E eu levanto a bandeira da lamentação, já que tantos ficam dizendo que “aqui no Acre não tem nada pra se fazer” – na verdade, não sabem reconhecer os movimentos culturais locais.)
Ao fim, foi aberto um debate, conduzido por Brigitte Bentolila (ex-atriz, diretora e professora de teatro/mestrado em Teatro pela Aix en Provence – França) que chorou ao ouvir a filha de Chico Mendes afirmar que lutaria para que o local fosse para arte. “ Só quem faz arte, sabe valorizar o espaço” O público teve grande participação, onde alguns expectadores se pronunciaram fazendo elogios a composição da peça e críticas pertinentes à técnica. (já que a maior parte do público era acadêmicos e professores de artes cênicas da Ufac)

p.s: Post só foi possível devido apoio do Rafael =)

2 comentários:

  1. Anônimo2:48 AM

    eles sao fantasticos.

    ResponderExcluir
  2. Boa!

    To passando pra agradecer o post e dizer que estamos num processo de reconstrução de saberes; o necessario tem nos conduzido a entender a ferramenta politica que a arte pode ser; quando o isolamento cala e a imposições obstrui o desenvolvimento humana. Isso tudo é muito latente e vivo mesmo aqui no Acre - Xapuri, berço de Chico Mendes. Bem, uma coisa é certa! A LUTA CONTÍNUA...

    San - integrante desta movimentação necessária.

    Nosso blog - artenaruina.blogspot.com

    Deixa um aló pra gente, abraço.

    ResponderExcluir