terça-feira, setembro 30, 2008

Tipo Lucio Ribeiro

Hoje vou fazer um post no melhor estilo "Lucio Ribeiro", o guru dos indies brasileiros. Pequenos comentários sobre assuntos diversos, mas todos relacionados à música (ok, nem todos). Tem um pouco do estilo do Coca Mata também. Enfim, vamos lá..

* Já estão no YouTube alguns vídeos gravados pelo público no Festival Varadouro 2008. Tem uma amostra do showzaço do Cordel, uma das novas músicas dos Los Porongas mostradas pela primeira vez na apresentação da banda no evento, entre outros registros.

* Deve ser coisa de fã, mas estou vendo e revendo o vídeo dos Porongas, mesmo com o áudio ruim e tal. Gostei muito dessa música e acho que ela tem o formato certo pra se tornar um hit. Todos conhecemos a qualidade das músicas da banda, mas faltava uma que pudesse tocar numa rádio e atrair rapidamente a atenção de um grande público. Faltava, arrisco dizer.

* Os Los Porongas, aliás, participaram recentemente do projeto "Música de Bolso". Tocaram a música "Pra abrir os olhos", do Vanguart, talvez em retribuição ao fato da banda cuiabana ter escolhido a música "Enquanto uns dormem" para apresentar no mesmo projeto, e também a música "Distante", da acreana Mapinguari Blues. Confira aqui.

* Não tenho lá grande preconceito musical. Tenho cá músicas que eu gosto, mas não digo pra ninguém. Você também deve ter as suas, aposto. Sou destes que ouve várias vezes as músicas do Jonas Brothers tentando gostar ou simplesmente pra conhecer o suficiente pra poder falar mal. Ouvi dizer, já há um bom tempo, que o Junior - ofuscado desde o nascimento pela irmã, Sandy - estava com um projeto novo, fazendo parte de uma banda chamada "Nove Mil Anjos". Que gastou rios de dinheiro pra gravar as músicas no exterior, coisa e tal. Bom, resolvi conferir. "Vai que o cara surpreende todo mundo e finalmente faz algo bom?" - pensei. Baixei a música disponível no site da banda, chamada "Chuva Agora". Hein? Chove agora? Não, é isso mesmo: "Chuva Agora". Tá certo que o nome já indica que é furada, mas isso não me impediu de fazer o download e colocá-la pra tocar no bom e velho Winamp. Aí a música é aquilo lá que você imagina e o refrão é algo como "vou caminhando pra não tomar Chuva Agoraaa.. Chuva agoraa.. Chuva agoraaa.." (repete-se várias vezes). Resumindo: se eu fosse um pouquinho mais preconceituoso e soubesse que não pode haver nada de bom musicalmente vindo de um projeto do Junior, teria poupado meus ouvidos dessa monstruosidade.

* Circula por aí uma dessas teorias conspiratórias. Sobre o Festival Varadouro. Dizem que os problemas técnicos do show da banda Ecos Falsos não ocorreram, digamos assim, "por acaso". Como toda teoria conspiratória, é bom não levar muito a sério. Mas os supostos motivos pra uma sabotagem no show dos caras eram vários: o episódio bobo dos fãs da banda fazendo piadinhas sobre o Acre, que deixou muita gente verdadeiramente irritada por aqui; a discussão sobre a exploração dos bugs no sistema de votação do site MySpace, que rendeu uma quase-treta com fãs dos Los Porongas e até com a própria banda, há algum tempo atrás; e a mais recente declaração do Gustavo Martins para a revista Rolling Stone, criticando alguns aspectos do discurso de produtores musicais "independentes", declaração esta que, segundo o próprio músico reconhece no site da sua banda, já lhe fechou portas em alguns festivais.

* Aliás, devo dizer que discordo totalmente do Gustavo. Já há um mercado bacana na música independente, sim. Aqui no Acre, músicos comemoram uma nova alternativa pra ganhar dinheiro fácil e rápido: aluguel de instrumentos para festivais. Por um precinho... módico.. coisa pouca.. quase nada.

* O Bob's, dizem, finalmente está chegando à Rio Branco. Na verdade o Bob's já está chegando há uns 2 anos. Chegou primeiro a lenda, depois o anúncio da franquia, os boatos sobre o local onde seria construído, o material de construção, os pedreiros.. Mas fontes seguras dizem que a data de inauguração não passa de novembro deste ano. O Bob's está chegando.. devagar.



* Neste clima ameno da nossa cidade, com uns 40 graus à sombra, bastava chegar um pote como este e eu já seria um homem feliz. Pergunto à vocês: existe algum lugar em Rio Branco onde venda Häagen-Dazs? É, eu sei que a resposta é "não", mas o calor é tanto que provoca alucinações.

* Resenhas sobre o Varadouro? O site Sambapunk publicou uma. Só faltou avisar pro Adilson que a Nicles também tocou no festival..

>>
CLASSIFICADOS GRITO ACREANO

* Tendo em vista que no ano que vem uma nova banda "hermana" deverá vir ao Acre, venderei meu peixe aqui.


* Alugo Flauta de Pã (conhecido também como Zampoña/Siku/Antara/etc), instrumento popular nos países andinos, em bom estado de conservação (um pouco empoeirada pela falta de uso). Preço de ocasião: mil reais por 30 minutos de uso. Passando disso, mais 100 reais por minuto. Grátis, de brinde: cd do grupo Peru Incas. Obrigado.

10 comentários:

  1. A nova música do Los Porongas é muito boa. Estou falando da primeira tocada no Varadouro chamada "Sem conserto". A outra ainda não tem nome e preciso ouvi-la mais vezes.

    Sobre o Ecos Falsos, eles tbm reclamaram de boicote? E o metal? Se bem que acho que foi mais incompetência da galera do som do que algo premeditado... Tinha muita gente trabalhando no som, mas por algum mistério, foi a pior equipe que já vi. Ano passado foi muito melhor nesse ponto.

    Sobre o Bob's, isso é lenda urbana. Assim como loiras de banheiros e comunidades do orkut. Just it.

    ResponderExcluir
  2. Bom, não vi os Ecos reclamando sobre isso..

    Ah, essa discussão que tá rolando sobre o tempo do show da Silver Cry, declarações distorcidas, etc, só fui saber agora, pelo Orkut. Não estava lá.

    ResponderExcluir
  3. - Tb gostei da música dos Porongas. Na vdd eu temia qndo eles fossem produzir novas músicas, ainda mais sob influência de Sp.
    Mas não, manteve o nível o/

    - o pote de sorvete - desiluda! e saiu no jornal que a estiagem pode durar até o fim do ano. (deus me livre, tá pior que cuiabá!)

    - e pow, eu não sabia que o aluguel de equipamento é tao acessível assim =T

    ResponderExcluir
  4. HAhAhAHAhAhAhAHHAAH!! Fialho, seu cretino! Vou parar de te contar esses babados fortíssimos... ;)

    Ei, conhece alguém que esteja interessado em alugar um violoncelo? Não? Pô... tava baratinho... hahahaahahah!!

    ResponderExcluir
  5. Acho que vou comprar instrumentos só pra alugar depois...como não toco, não vai fazer a menor diferença...

    Fialho, se fosse só você com vontades desse sorvete aí, tudo bem...achei crueldade colocar a foto só pra nos lembrar que não temos acesso.

    Será que tem no Mercado Livre?

    Sobre a música nova dos Porongas, achei mais comercial, mais 'toca na Pan'. Isso não significa que é ruim, aliás, ainda não consegui definir isso. Mas acho ótimo saber que a banda tá produzindo. E gostei do show, só achei curtinho.

    E ninguém falou nada de Diego de Moraes & o Sindicato...que show ótimo!

    ResponderExcluir
  6. Sobre a música nova dos Porongas, achei mais comercial, mais 'toca na Pan'. Isso não significa que é ruim, aliás, ainda não consegui definir isso.

    É esse o ponto que eu abordei. É música pra tocar na rádio e agradar. Se é boa ou ruim, só depende do gosto pessoal. Conheço milhares de músicas que podem tocar facilmente na Pan e mesmo assim são ótimas.

    O fato é que os Los Porongas precisam ganhar mais popularidade. Eles estão em Sampa tentando viver da música, e pra atingir esse objetivo é essencial que eles consigam angariar um público maior. Não precisam ser o novo "NxZero", mas pelo menos conquistar um público mais numeroso. E a banda tem potencial pra isso, sempre teve. Uma música tocando na rádio - ou levando-os à um programa Global, ou mesmo sendo mais difundida via internet - atrairá a atenção de muita gente pra todo o excelente trabalho da banda.

    ResponderExcluir
  7. Fiz essa observação porque eu não sou fã da banda. Mas não disse que comercial é igual a ruim. Tem muita música de rádio que é boa, tem sim, mas tem outras que não (Marlton tocou na rádio um tempo e eu não conseguia gostar daquilo). Se a música realmente tocar na rádio e se eles forem parar no Faustão, ótimo. Prova de que o que querem mesmo é ganhar dinheiro com música, esse papo de artista indie pedreiro que quer fazer música sem retorno financeiro porque toca com a alma já encheu o saco.

    Mais do mesmo: não sou fã da banda, mas gostei do show e ainda não sei o que pensar da música nova, se é boa ou ruim. Sei que é comercial.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, também não tenho saco pra essa onda de artista = pedreiro. Músico é um trabalho como outro qualquer, que mal há no cara se dar bem na profissão e ganhar bem? Vanguart toca no Altas Horas e já tem neguinho torcendo o nariz, quando deveria estar feliz por ver a banda conquistar esse espaço.

    ResponderExcluir
  9. Chama-se "Síndrome da Carne de Vaca", pessoas queridas. Um mal que acomete muitos fãs. É quando uma banda ou um artista que era conhecido por poucos, torna-se conhecido da grande massa. É como se o artista morresse para os fãs solitários/refinados que se sentiam o máximo apreciando algo que a maioria das pessoas (tolos desconhecedores da cultura) não sabiam que existe. Passam então a detonar a banda, "são uns vendidos", "perderam a identidade",etc. Nem percebem que só estão magoadinhos pelo fato de descobrir que o vizinho pagodeiro também gosta de Kaiser Chiefs...Pfff...

    ResponderExcluir
  10. É, a cena indie tá infestada dessas gentes menores que se orgulha de dizer que conhecia a banda quando ela "ainda era boa, nem tocava na MTV".

    Quer dizer, sucesso profissional e reconhecimento é para os fracos, né não?

    ResponderExcluir