quinta-feira, outubro 16, 2008

Design gráfico no Acre

Por Guilherme K. Noronha -
www.gknoronha.com.br


Fazer design gráfico no Acre é um desafio, e por que não dizer, fazer design é um desafio. E é esse desafio que torna a profissão tão interessante: ter contato com projetos de naturezas diferentes, com formatos de execução específicos e personalizados, sobre temas e assuntos variados.

Como em qualquer outro lugar, fazer design depende do mercado, que sempre tem suas vantagens e desvantagens. No Acre, o mercado é pequeno (desvantagem), Rio Branco é uma cidade de pouco mais de trezentos mil habitantes, porém é uma capital de Estado e isso aumenta ligeiramente a demanda (vantagem). Por outro lado, o setor industrial é pequeno e o comércio faz pouco (ou nenhum) uso de ferramentas estratégicas como o design (desvantagem). A concorrência é pequena e pouco qualificada (vantagem), mas os clientes são desconfiados com “falsos designers” (desvantagem). Destaca-se o verdadeiro profissional, qualificado, que estiver bem posicionado no mercado e souber fluir entre as vantagens e desvantagens.

Outro fator relevante sobre o design no Acre é o fato de ser uma profissão nova e que ainda não se consolidou perante a demanda. Até bem pouco tempo, o mercado que hoje é desbravado por designers gráficos, por exemplo, era dominado por micreiros, ou “sobrinhos”, que são técnicos em informática, na sua maioria, que atendem à demanda local como sabem: com pouca qualificação, pouco comprometimento com o trabalho e preços abaixo do mercado (sem contar na instabilidade ética de alguns “aventureiros”). São estes micreiros os responsáveis por um dos maiores problemas do design gráfico no mercado acreano: alguns clientes não sabem diferenciar um designer de um micreiro. Isso acarreta na falta de confiança dos clientes na contratação de serviços de design e na desvalorização financeira da atividade. Este quadro torna as coisas difíceis, pois as chances diminuem e o profissional fica obrigado a competir com micreiros por serviços.

Mas o mercado de design no Acre não se resume a isso. Aqui o trabalho profissional, bem executado, tem valor e é reconhecido pelos clientes mais antenados. Isso cria novas possibilidades de crescimento e desenvolvimento para ambos, designers e clientes. Designers têm possibilidades de desenvolver projetos importantes e clientes podem ser atendidos por designers, sem precisar procurá-los em outros Estados.

Se você é cliente, procure um profissional. Se você é micreiro, profissionalize-se e busque qualificação. Disse um professor meu, certa vez: “...quando o resultado final é ruim, sempre temos dois culpados: quem apresentou a idéia e quem aprovou.”

Portanto, vale no Acre o que vale no resto do mundo: é preciso conquistar o mercado com ética, serviços qualificados e profissionalismo, tendo sempre em vista o aperfeiçoamento profissional, o objetivo do projeto e a satisfação do cliente. Todo projeto deve ser uma ótima oportunidade para se realizar um excelente trabalho. Afinal, fazer design no Acre, e por que não dizer fazer design, é transformar desafios em resultados. Para designers e clientes.
_______________________________________________
Guilherme K. Noronha é paulistano, designer, proprietário do escritório de design GKNoronha, em Rio Branco, Acre, onde vive desde 2002. Já estudou engenharia, comunicação, artes, gestão (do design, inclusive), entre outras coisas. Nunca parou e nunca vai parar de estudar e aprender, pois encara todo projeto como uma ótima oportunidade para crescer e realizar um excelente trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário