terça-feira, outubro 21, 2008

Dia Internacional da Animação – 28 de Outubro

Rio Branco recebe Mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais. Mais de 150 cidades em todo o país participam do evento


Para celebrar o Dia Internacional da Animação, 28 de Outubro, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Acre – ABDeC/AC em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), participa da mostra de curta-metragens nacionais e internacionais que acontece em 150 cidades de todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

A Mostra oficial será exibida simultaneamente às 18h30 (horário local) do dia 28 de outubro, na Biblioteca da Floresta Marina Silva, sendo o maior evento simultâneo do gênero, as ser realizado no país. Nesta data será exibida 1 hora de curtas-metragens estrangeiros (coreanos, americanos, poloneses, portugueses, franceses e russos) e 1 hora de curtas-metragens brasileiros.

O Programa brasileiro também será enviado para os 51 países integrantes da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) que lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2008 o Dia Internacional da Animação está sendo realizado em 51 paises que farão intercâmbio de suas mostras.

Rio Branco (AC) participa pela primeira vez da mostra, e a idéia, segundo Rose Farias (ABDeC/AC), coordenadora do evento local, é que no próximo ano, a mostra se estenda para mais duas cidades acreanas.

“Pela primeira vez iremos realizar uma mostra no gênero aqui no Acre. Quando pintou o convite, logo achei interessante, pois o cinema de animação é fantástico e a cada ano amplia o foco de atuação, interagindo com as diversas linguagens artísticas. Iremos mobilizar estudantes na área das artes visuais, produtores independentes, abdistas, cineclubistas, enfim, a mostra está aberta a quem quiser ver o que de mais interessante existe no gênero animação”.

Nesse mesmo dia, após a mostra será exibido às 21 horas, José, Memórias do Padre José Carneiro de Lima, documentário (1991) de Silvio Margarido.

A mostra de animação em Rio Branco conta com ao apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour e Biblioteca da Floresta Marina Silva.


SERVIÇO
Biblioteca da Floresta – Via Parque em frente à Concha Acústica Jorge Nazaré – Tel.: 3223-9939. Entrada franca.


Fonte: Rose Farias/Assessoria FEM

Um comentário: