segunda-feira, outubro 27, 2008

Dia Internacional da Animação, 28 de Outubro


Imagens de: O Turno da Noite, Matapos, Tyger e X Coração (esq. p/ dir.)


Dia 28 de Outubro, terça-feira, acontece a I Mostra de Curta-Metragens em comemoração ao Dia Internacional da Animação, com programação simultânea em mais de 150 cidades brasileiras. A celebração acontece nessa data pois foi nesse dia, no ano de 1892, que Émile Reynaud apresentou sua invenção conhecida como "Teatro Óptico", projetando desenhos animados em uma parede branca, no Museu Grevin, em Paris, dando assim o primeiro passo para o Cinema de Animação.
O evento é produção da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Acre – ABDeC/AC em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e acontece pela primeira vez no Acre, na Biblioteca da Floresta Marina Silva, em Rio Branco, às 18: 30 horas. Na ocasião serão apresentados curta-metragens internacionais, por uma hora e nacionais, por mais uma hora.
Após, será exibido o documentário da Mostra Sílvio Margarido, cineasta acreano ganhador do DOCTV 2008: José, Memórias do Padre José Carneiro de Lima (1991), a partir das 21 horas.
A entrada é franca para os dois eventos, que acontecem no intuito difundir, aproximar e incentivar o público a apreciação do cinema através dos curta-metragens, documentários e animação.

Segue abaixo a lista dos curta-metragens que serão exibidos no Brasil:

FILMES BRASILEIROS

1. X Coração
Direção: Lisandro Santos
2Dl/11min 30seg/2007/Porto Alegre – RS
Sinopse: X Coração conta a história do amor platônico de Alex, o chapista que faz o melhor Xis da cidade, por Val, a band-lider que freqüenta a lanchonete onde ele trabalha.

2. Atirei o pau no Gato
Direção: Sergio Glenes
2D/ 03min 33seg/2007/Rio de Janeiro – RJ
Sinopse: Animação inspirada na cantiga de roda brasileira “atirei o pau no gato”. Um menino brinca de tiro ao alvo com seu gato de madeira. Após acertar um gato do parque com sua bola de borracha, ele descobre com a ajuda de Dona Xica, que é bem mais divertido fazer novas amizades, e a diferença entre seu brinquedo e um amigo de verdade.

3. Rua das Tulipas
Direção: Alê Camargo
3D/15min 08seg/2007/Brasília – DF
Sinopse: Um grande inventor acostumado a criar soluções para todos os moradores de sua rua, a Rua das Tulipas, após ver a felicidade de todos seus vizinhos, descobre que ainda faltava a felicidade de uma pessoa...

4. Balanço
Direção: Jackson Farias Teixeira
2D-Rotoscopia/ 01min 49seg/2006/Belo Horizonte – MG
Sinopse: Duas figuras pintadas no papel ganham vida em uma nova dança, até que acontece um pequeno acidente.

5. Balões
Direção: Jonas Brandão
2D/01min 22seg/2007/São Paulo - SP
Sinopse: Dois homenzinhos flutuam livremente pelo azul infinito do céu amarrados a balões. Eles então decidem que o céu pertence a si.

6. Primogênito Complexo
Direção: Tomás Creus e Lavinia Chianelo
Stop Motion/11min 30seg/2007/Porto Alegre - RS
Sinopse: Um filho primogênito e seu irmãozinho recém-nascido ilustram a eterna luta entre o velho e o novo.

7. Respiro
Direção: Adriana Meirelles
Stop Motion-Recorte Digital/3min 40seg/2008/São Paulo - SP
Sinopse: Menino está fazendo sua lição de matemática e não consegue resolver uma soma. Na tentativa de resolver seu problema começa a brincar com um jogo de montar e começa a sonhar acordado. Neste sonho começa a pensar em equações impossíveis.. . em questões impossíveis.. . E cada questão se transforma na próxima numa integrante coreografia visual.

8. Seu Lobo
Direção:Humberto Avelar
2D/02min 53seg/2007/Rio de Janeiro - RJ
Sinopse: Animação inspirada na cantiga de roda brasileira “Seu Lobo”. Crianças cantam canção infantil repetidamente e incomodam o lobo que tenta escapar do tormento em sua casa.

9. Monkey Joy
Direção: Amir Admoni
3D e 2D sobre vídeos reais/08min 15seg/ 2008/ São Paulo - SP
Sinopse: A chegada de um produto revolucionário estremece a monotonia da cidade de Amsterdã. Usando como ponto de partida imagens ilustrativas do cotidiano holandês que captou durante seis meses, o designer e diretor Amir Admoni cria uma deliciosa ficção animada que, por trás do humor sarcástico, levanta questões corrosivas extremamente atuais, como o vazio da sociedade de consumo e a paranóia da política anti-imigração européia.

10. O Trambolho
Direção: André Rodrigues
2D/01min 48seg/ 2008/ Recife - PE
Sinopse: O que poderia acontecer em um dia como outro qualquer? Um sujeito engraçado, um celular e um ônibus. Pronto! A confusão está formada.

11. Tyger
Direção: Guilherme Marcondes
Digital e Bonecos/04min 30seg/ 2006/ São Paulo - SP
Sinopse: Um enorme tigre aparece em uma cidade para revelar a realidade de uma noite que poderia ter sido como qualquer outra.

12. Somos Passageiros...
Direção: Jefferson AV
Pintura sobre película 16mm/01min 10seg/ 2006/ Belo Horizonte - MG
Sinopse: Através de janelas, que emolduram formas, imagens fantasmas dançam sob fotografias fugidias, onde cavam-se linhas, explodem-se cores, figuras transformadas na marcha do movimento, trilha primitiva, de sons sintéticos, batidas secas, no ritmo de uma locomotiva.

13. One
Direção: Diego Stoliar
Flash e After Effects/ 01min/ 2007/ Rio de Janeiro - RJ
Sinopse: Uma peça minimalista de animação sobre a origem da vida no universo.

FILMES ESTRANGEIROS

1. O Turno da Noite (Night Shift)
Direção: Carlos Fernandes
Animação/ 06min/ 2006/ Portugal
Sinopse: O que os mortos poderiam falar? E o que eles decidiriam expressar suas vidas e mortes em um necrotério, em algum lugar aparentemente limpo. Nos últimos dias, os fantasmas revivem e criam uma realidade alternativa no “turno da noite”.

2 .Sem dúvida amanhã (Tomorrow… Without Doubt)
Direção: Pedro Brito
2D/ 07min/ 2006/ Portugal
Sinopse: Desde o dia em que alguém furtou sua carteira contendo todos seus documentos, um homem ficou desprovido de sua própria identidade e se torna um batedor de carteiras, olhando no bolso de estranhos, o que foi uma vez seu direito.

3. Jeden
Direção: Mateusz Jarmulski
3D/ 04min/2006/ Polônia
Sinopse: Relata um menino que deseja ser um jogador de tênis, como seu ídolo. Infelizmente ele só tem uma raquete.

4. Matopos
Direção: Stephanie Machuret
3D/ 12min/ 2006/ França
Sinopse: Em um vilarejo um homem cego, uma vítima de tempestade, começa a superar seus medos por uma mulher. Graças à qualidade musical de flauta, ele estará apto para enfrentar seus medos dos aldeões e oferecer uma percepção diferente dos elementos.

5. Açúcar, Creme e Algo (Sugar, Cream and Spittle)
Direção: Dong-hea
2D/ 06min 40seg/ 2006/ Coréia do Sul
Sinopse: É a história de uma mulher feia que está sempre irritada com a atitude se seus colegas de trabalho. Ela se faz contente por imaginar colocando algo no café de seu chefe.

6. Abraço (Hug)
Direção: Sang Hui Lee
3D/ 04min 20seg/2007/ Coréia do Sul
Sinopse: No meio do deserto, existem o cacto pai e a filha. O cacto filha viu uma família de animais abraçando-se uns aos outros, então pediu ao cacto pai que a abraçasse também. O cacto pai ficou assustado, pois não podia abraçar a filha porque seus espinhos podem machucá-la. O cacto pai rejeitou seu pedido rigidamente e sua filha ficou muito magoada. Ela então ficou emburrada e seu pai teve que tomar uma difícil decisão para faze - lá se sentir melhor.

7 .Uma Mordida (One Bite)
Direção: Claire Almon
01min/ Estados Unidos
Sinopse: Belas pinturas fluindo uma na outra.

8. Ao Alcance (Within Reach)
Direção: Wes Parham
02min/ Estados Unidos
Sinopse: Para dar um coração, o amor está sempre ao seu alcance.

9. Vou Fazer Um Sinal Para Você (I Will Make A Sign For You)
Direção: Alexander Tatarsky, Andrey
Pilot- Video Film/ 07min/ 1996/ Rússia
Sinopse: O clipe mostra a canção da lendária banda russa Mashina Vremeni.

10. Elevador (Lift 1)
Direção: Yevgeny Delussin Freijas
10min 21seg/ Rússia
Sinopse: Este é o primeiro filme da série “The Lift”.

Experimentem procurar "Dia Internacional da Animação" em sites de busca como o Google e conhecer a programação das Mostras em outras cidades e fora do país, como nos sites da ABCA e da Cinemateca.

O quê?
Dia Internacional da Animação
Quando?
Dia 28/10/2008, terça-feira
Às 18:30 horas
Onde?
Biblioteca da Floresta Marina Silva
Entrada Franca

3 comentários:

  1. parabens pelo blog, sempre cheio de novidades. aqui em rondonia rolou o Machado rock Festival, tenho todo o material e a banda que ficou em primeiro lugar. si quiserem mais informações, meu msn é o maryjannejipa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Rá, qm naum foi perdeu!

    ResponderExcluir