segunda-feira, dezembro 15, 2008

Palestra do Lama Tibetano


Você está convidado(a) para um encontro com Dzongsar Khyentse Rinpoche,
lama do Budismo Tibetano que proferirá uma palestra sobre O Caminho do Buddha,
no Teatro da Usina de Arte João Donato, dia 19 de dezembro de 2008, às 20 horas.

Dzongsar Khyentse Rinpoche, também conhecido como Khyentse Norbu, nasceu no Butão, em 1961, e foi reconhecido por S.S. Sakya Trizin como a terceira reencarnação de Jamyang Khyentse Wangpo, fundador da linhagem Khyentse, e como a reencarnação direta de Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö. É um proeminente tulku (lama reencarnado) associado ao Mosteiro Dzongsar, em Derge, Tibete Oriental.
Recebeu iniciações e ensinamentos dos grandes lamas de sua época, incluindo Sua Santidade o Dalai Lama. Por pertencer à tradição Khyentse, que é não-sectária (Rime), recebeu ensinamentos de mestres das quatro principais escolas do budismo tibetano. Mais tarde, ingressou na Escola de Estudos Orientais e Africanos de Londres.
Desde muito jovem trabalha ativamente pela preservação dos ensinamentos budistas no mundo inteiro, sendo conhecido pela profundidade de seus conhecimentos, pelo colorido da sua expressão e por sua irreverência. Suas atividades incluem o estabelecimento de centros do Dharma na Austrália, Estados Unidos e Extremo Oriente, apoio a praticantes, publicação de livros e ensinamentos em todo o mundo. Em 1989, Dzongsar Khyentse Rinpoche fundou o Siddharta´s Intent, uma associação budista internacional de centros sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a preservação dos ensinamentos budistas, bem como a ampliação da compreensão dos muitos aspectos do Buddhadharma além dos limites das culturas e tradições. Em 2001, Rinpoche fundou a Khyentse Foundation, organização não-lucrativa com o objetivo de patrocinar instituições e indivíduos engajados na prática e no estudo da sabedoria e da compaixão do Sr. Buddha.
Além de ter sido treinado com todo o rigor da tradição do budismo tibetano,
também é escritor e diretor de cinema, tendo dirigido dois filmes, The Cup e Travellers and Magicians.

USINA DE ARTE JOÃO DONATO
Av. das Acácias, nº. 1 – Distrito Industrial – Telefone: 3229.6892

Nenhum comentário:

Postar um comentário