sexta-feira, janeiro 09, 2009

O rock interpreta Tião Natureza

Bandas cantam as músicas do artista que marcou o cenário cultural dos anos 80 no Acre.


Tião Natureza era um homem avante de sua época, espécie de profeta. Em "A faca", música que compôs dois meses antes de sua morte, ele parece prever seu súbito desaparecimento - morto com uma faca cravada no peito. Interpretada pela banda Scalpo, "A faca" é uma das seis músicas da coletânea organizada pelo músico Isaac Ronaltti em projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e estará disponível na mídia SMD (Disco Semi-Metálico) cuja previsão de lançamento é o mês de março com dia, horário e local ainda a serem definidos.

"Canta Tião: Um Canto à Natureza" reúne bandas de rock cantando, produzindo e arranjando músicas de Tião Natureza, o artista que agitou o ambiente cultural dos anos de 1980 no Acre.

De acordo com a carta de apresentação do projeto, "Canta Tião: um canto à natureza", visa, primeiramente, a gravação e reprodução de seis versões escolhidas dentro do conjunto de 11 obras de Tião, que são 10 músicas pertencentes a LP lançado pelo músico em 1989, que inclui as músicas "Natureza", "Você", "Sangue da Ocupação", "Rainha da Floresta", "Paz", "Cidade e Solidão", "Coração Brasileiro", "Cruzeiro do Sul", além das consagradas "Ao Chico" e "Diga lá Rapaz".

As músicas que receberão versão foram escolhidas pelos artistas e bandas participantes do projeto, representantes da mais recente safra de artistas acreanos, em sua maioria representada por bandas e artistas da cena musical independente. As músicas foram gravadas e prensadas em um formato inovador, apresentando um formato de mídia digital fonográfica diferente do conhecido CD. O SMD é uma mídia digital fonográfica semelhante ao CD, embora agregue outras vantagens como não permitir cópias; todos os SMD's antes de serem prensados; o preço de produção do SMD é um terço menor que o custo da produção de um CD convencional.

O SMD é tecnologia 100% brasileira, patenteada e com produção exclusiva durante os próximos 20 anos reservados à Zona Franca de Manaus; é um projeto popular que visa dar acesso a uma tecnologia barata, tendo ao final, o produto pronto e a promoção e acesso justo, além de preço popular, garantindo ainda uma margem de lucro ao músico, respeitando e promovendo os direitos autorais de quem produz; os trabalhos publicados em SMD têm seus preços tabelados em fábrica, no ato da produção o preço deve ser informado para ser impresso na capa, não permitindo, por parte de ninguém, especulação sobre o valor da obra. Devido ao baixo custo de produção, o SMD ainda possibilita o aumento das produções de artistas independentes.

4 comentários:

  1. www.myspace.com/capuccinojack


    tá massa

    ResponderExcluir
  2. Ouvi a gravação da Capuccino, gostei! Agora quero ouvir as outras...Hey, Chico, não tem disponível em nenhum endereço eletrônico não, tipo o myspace?

    ResponderExcluir
  3. No myspace da Camundogs (www.myspace.com/camundogs) tem "Diga Lá Rapaz"!! :P

    ResponderExcluir
  4. o Cd da Nicles também é em SMD.

    ResponderExcluir