quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Prévia do Grito Rock Rio Branco movimenta o cenário musical da cidade

Evento acontece para definir escalação das bandas para o projeto

*Por Kaline Rossi | André Lima

O Coletivo Catraia prepara para este sábado, 7, a prévia da segunda edição do Grito Rock Rio Branco com as bandas Suicide Spree, Zebulom, Silver Cry, Scalpo, Fire Angel, Survive, Maria Joana, Oms, Alter-Ego, Ana e os Lobos, Parafal, Caldo de Piaba, Alienados S.A. e Dona Xica (nesta ordem) no Bar Flutuante, a partir das 17h30.

Todas as bandas terão direito de tocar duas músicas, enquanto a banca de jurados avalia e seleciona aquelas que devem compor a escalação para o Grito Rock Rio Branco. Os critérios são harmonia, arranjo, interpretação, estética e letra. As nove bandas selecionadas para o projeto vão dividir o palco da Afeletro nos dias 27 e 28 de fevereiro com Filomedusa, Nicles, Blush Azul, Frida Kahlo, além daqueles convidadas pelos organizadores.

Grito Rock América do Sul
O Grito Rock surgiu em 2003 com a iniciativa do Espaço Cubo (coletivo de cultura atuante em Cuiabá/MT) de criar um modelo alternativo de entretenimento durante a época do carnaval que fosse também de baixo orçamento e de auto-gestão.

Em 2007 a idéia se propagou para mais 20 estados brasileiros (incluindo o Acre) e no ano passado difundiu-se para todo o Brasil e ainda Montevidéu (URU); elevando o Grito Rock ao nível de maior festival integrado da América do Sul.

Neste ano 50 cidades confirmaram suas edições do evento, que acontece entre os dias 15 de janeiro a 07 de março (onde cada cidade escolhe o dia de realização dentro do período disponível), o que vai gerar a circulação de 900 bandas pela América do Sul graças ao Circuito Fora do Eixo.

Circuito Fora do Eixo
O Fora do Eixo é o canal de comunicação entre as cidades brasileiras e seus respectivos coletivos e organizações independentes. O Circuito é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul. Nasceu em dezembro de 2005 e integra dezenas de estados brasileiros.

O Circuito estimula a circulação de bandas, produtores, selos, a distribuição de produtos e a produção de conteúdo para todas as mídias, unindo e objetivando a aproximação dos vários movimentos independentes espalhados pelo país com a integração de festivais, eventos e serviços, fortalecendo a cena independente nacional.

A realização é do Coletivo Catraia em parceria com o Circuito Fora do Eixo. Ingressos a R$ 6 reais e R$ 3 reais (estudante e lista amiga). Mais informações acesse http://coletivocatraia.blogspot.com ou http://foradoeixo.org.br

*Kaline Rossi - membro do Núcleo de Comunicação do Coletivo Catraia
André Lima - entusiasta do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário