sábado, setembro 22, 2007

Arte ilustrada pela arte

Acadêmica de publicidade mostra olhar sob poema acreano por meio de ensaio fotográfico

De corpo delicado e estatura média, ela poderia optar por ser o foco das câmeras. Mas a sua escolha é outra. Ela prefere estar por trás dos flashes e das objetivas. Com trabalho que já vem sendo repercutido pela nova geração de produtores culturais de Rio Branco, a sua primeira exposição estréia na próxima semana, sob o título “Entregue”, palavra que também intitula poema de Walquíria Raizer, autora do livro “O Segundo Ponto das Reticências”.

Mas não é da poetisa de quem iremos falar. A pauta da vez é Talita Oliveira, 20, acadêmica do 6º período do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade da União Educacional do Norte - Uninorte. Ela também é poetisa, curta-metragista, militante social... Mas entre tantas atividades, é como fotógrafa que tem sido mais solicitada.

Ao receber o convite para expor seu olhar sob algum poema do livro, Talita sentiu medo e com um certo grau de responsabilidade, mas não negou o desafio e nem esconde a empolgação. “Ainda tenho muito que aprender, mas só mostrando o nosso trabalho e participando de atividades como essa que a gente conhece outras pessoas, ouve outras opiniões e aprende mais”, revela.

Em foco: A poesia

Para o trabalho, Talita convidou Desireé Galeotti – vocalista e guitarrista da banda Dead Flowers. Elas marcaram o dia para o ensaio fotográfico e, no corpo de Desireé, o poema foi transcrito com lápis de olho. A vocalista pegou a guitarra, foi coberta com alguns tecidos de cor preta e diante de um fundo vermelho foi fotografada.

A exposição é composta por cinco fotos que mostram, no corpo de Desireé, trechos do poema. “Foi essa a idéia que tive para colocar o poema na fotografia, não mostrei muito o rosto dela para focar mais o texto, não foi nada muito pensado, as idéias foram surgindo na hora”, explica.
As fotos serão reveladas em tamanho 20 x 25 e as molduras serão produzidas artesanalmente pela fotógrafa. “Estou ansiosa para ver as fotos montadas e receosa com a receptividade, quero ouvir o que vão achar”, diz.

Produtividade efervescente

Na opinião de Talita, a produção cultural acreana está vivendo um momento de grande efervescência. “Parece que está explodindo tudo. Várias coisas estão acontecendo nas diversas áreas culturais”, conta. “A gente percebe iniciativas de todos os lados, seja particulares, do poder público ou das universidades. O segredo é organizar as idéias e aproveitar o momento, afinal, espaço está aberto”, finaliza.

As fotografias serão expostas na Tentamen, no próximo dia 27 (quinta-feira), às 19horas, durante lançamento do livro “O Segundo Ponto das Reticências”, em sarau que reunirá várias manifestações artísticas. O apoio é da Prefeitura de Rio Branco, via Fundação de Cultura Garibaldi Brasil e Governo do Estado, via Fundação Elias Mansour.

8 comentários:

  1. Anônimo1:00 PM

    Eita que a matéria ficou massa demais!Valeu Giselleee! Adorei, essas coisas são um incentivo e tanto.O sarau vai ser lindo!

    ResponderExcluir
  2. Grande Talita.
    E pensar que muitas pessoas precisam apenas de um incentivo para começar a produzir.

    To adorando as entrevistas com os artistas locais.

    Manda mais giselle!

    E a nossa reunião foi duca!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:35 PM

    a reunião foi ótima mesmo,conseguimos afinar as idéias! e quanto as matérias, tô adorando ler tbm, li a matéria sobre o ítalo, e tô ansiosa pelas próximas...

    ResponderExcluir
  4. Então, galera, só pra registrar minha alegria de ver a cena 'esquentando'...
    Fico feliz com vocês!
    Axé!
    Eurilinda

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Talita, como ja tinha lhe falado é assim que descobrimos nosso artistas natos.

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:54 PM

    Grande amiga e fotografa Talita.
    Amiga muito sucesso em sua caminhada profissional e pessoal, que todos seus objetivos,metas, planos sejam realizados.
    Você é mais do que digna desse foco, você é mais do que uma fotografa é a arte da fotografia, fragilidade e beleza da arte visual.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11:33 PM

    Caralho!
    Só uma palavrão pode dar enfâse a minha satisfação nesse momento.Essa matéria tá abrindo portas... conhecer as pessoas que to conhecendo também está abrindo caminhos lindos.
    ai ai, valeu mesmo pessoal :)

    ResponderExcluir
  8. OOOOOOOOOOOOOOO
    sendo ou nao suspeita pra comentar qq coisa aqui.. devo dizer q tbm posso soltar um "CARALHO" cheio de satisfação!
    Fico super feliz em poder contribuir de alguma forma, sendo integrante do movimento, e/ou ajudando a 'divulgar' os 'talentos ocultos pela grande mídia' (nooossa.. q discurso mais sei lá o q.. ahuahuauahua)
    É o mínimo, mas fico muuuuito feliz MERMO !
    \o/

    ResponderExcluir