quinta-feira, novembro 22, 2007

Agenda

Acústico em Som Maior

Show Tributo ao Capu, que homenageia uma das primeiras bandas de rock pop com composições autorais do Acre no projeto Acústico em Som Maior em sua edição de novembro, nesta terça-feira, às 19h30, no Theatro Hélio Melo. O Acústico traz ao palco um grupo de músicos da Rádio Aldeia FM: Alexandre Nunes (direção musical, voz e violão), Aarão Prado (voz e violão), Verônica Padrão (voz) e mais, Luciano Pontes (percussão), Clevsson Batista e Márcio Bleiner (baixo) e Risley Moreira (teclados). Uma realização do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour.

SERVIÇO: Theatro Hélio Melo – Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro – Tel.: 3224-2133


Los Porongas no Saravejo
Banda Los Porongas, com Diogo Soares (vocal), João Eduardo (guitarra), Márcio Magrão (baixo) e Jorge Anzol (bateria), mostra mais uma vez ao público paulistano o melhor do rock amazônico. Durante as quartas-feiras do mês de novembro, os acreanos apresentam seu trabalho musical no Saravejo Club, uma casa noturna paulistana instaurada em uma mansão dos tempos do café e dos Matarazzos, com arquitetura do Brasil colonial. Sendo uma revelação nos festivais independentes Mada (RN), Grito Rock (MT), Bananada (GO), e em diversos shows pelo Brasil, a banda, formada em 2003, chega ao cenário do rock nacional apresentando um estilo musical original, despretensioso e com canções integradas à urbanidade, inserindo a região Norte do país no atual contexto do rock independente.

Serviço: SARAJEVO - Rua Augusta, 1385 - Consolação / SP - Entrada: R$ 10 - Informações: 11 3253.4292

Semana da Consciência Negra

"Educação no Combate ao Preconceito e à Discriminação" é o tema das atividades que serão desenvolvidas no período de 20 a 30 de novembro em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). A solenidade de abertura da Semana da Consciência Negra, acontece nesta terça-feira (20), às 8 horas, no Theatro Hélio Melo, com o lançamento da "Identidade Afro-Amazônica". O objetivo maior do evento é dar visibilidade às diversas manifestações da cultura negra presentes em Rio Branco e, ao mesmo tempo, fortalecer as políticas nacionais pela Igualdade Racial construídas pelo Governo Lula, da perspectiva cultural, exaltando nossa origem africana e referendando a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. A programação do dia conta com a abertura da Exposição sobre a Cultura Afro-brasileira no Memorial dos Autonomistas, a partir das 8 horas; o lançamento do projeto Capoeira Viva, no Theatro Hélio Melo; e uma palestra sobre o Movimento Negro no Acre, com Eudmar Bastos e José Arimatéia, no Auditório do Colégio CEBRB, às 19 horas. Amanhã (21) inicia-se a Oficina Preparatória para o edital do Projeto Capoeira Viva, das 8h às 12h e, durante a tarde, a partir das 14h, um bate-papo sobre políticas culturais de fomento à cultura. A realização é do Centro de Estudos e Referência da Cultura Afro-brasileira do Acre – Cernegro/AC, em parceria com a prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Garibaldi Brasil, governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour e Sesc.

SESC – Sonora Brasil

Em sua última edição deste ano, o projeto do SESC, Sonora Brasil, traz o grupo Re-Toques na próxima sexta-feira (23), às 20h, ao Sesc-Centro, para apresentar seu show "Novo Timbre". O projeto, que comemora dez anos de itinerância pelo país, visa divulgar a produção brasileira, levando a música de diversos estados a diferentes partes do país, e tem como tema deste ano as "Tradições Contemporâneas". O grupo carioca, formado por Laura Rónai, Helder Parente, Sula Kossatz e Mário Orlando, cria sonoridades interessantes ao utilizar instrumentos novos e antigos para fazer releituras de peças escritas originalmente para outros instrumentos e apresenta obras escritas especialmente para o grupo e que estão sendo executadas pela primeira vez pelo Brasil.

Serviço: Setor de Cultura do Sesc Acre – Centro de Atividades SESC/Centro - (68) 3212 2815

SESC – Exposição de Instrumentos e Oficina

Acontece, dos dias 10 a 17 de dezembro, às 20h, uma exposição intitulada "A história do violão", que mostra a evolução do instrumento de corda mais antigo e mais popular do mundo. Serão expostas 24 peças, réplicas idênticas de originais pertencentes a museus e coleções particulares da Espanha, Áustria, Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil. Será realizada, também, uma oficina no dia 15/12 abordando a história do instrumento, desde os primórdios até os dias atuais, ministrada pelo violonista Turíbio Santos.

Serviço: Setor de Cultura do Sesc Acre – Centro de Atividades SESC/Centro - (68) 3212 2815

SESC – Música e Tecnologia

Nesta quinta-feira, o SESC estará promovendo dois seminários sobre música e cultura. O primeiro tem como tema "A Arte e Cultura na Amazônia Ocidental", e será realizado às 18h, na sala de vídeo do Sesc-Centro. O segundo, "Música e Tecnologia", realizar-se-á às 21h, no Teatro de Arena do Sesc, e trará uma temática voltada para a música e os recursos tecnológicos voltados para essa área.

Serviço: Setor de Cultura do Sesc Acre – Centro de Atividades SESC/Centro - (68) 3212 2815


Casa da Leitura Chico Mendes

O mundo mágico da literatura engrandece a criatividade infantil na Casa de Leitura Chico Mendes, todos os dias com rodas de leitura e contação de histórias. As rodas acontecem das 9h às 11h e das 14h às 16h. Outra opção de diversão para as crianças é a exibição de filmes, que acontece às terças-feiras, a partir das 18h30, onde elas têm autonomia para decidir entre contos de fada ou filmes de aventura. Realização governo do Estado do Acre, através da Fundação Elias Mansour,

Serviço: Casa da Leitura Chico Mendes – Rua Gregório Filho, 80 – Bairro Chico Mendes – Tel.: (68)3224-9499

Nenhum comentário:

Postar um comentário