sexta-feira, abril 18, 2008

Lutheria do Acre mostra aproveitamento da madeira na fabricação de instrumentos musicais


A Lutheria Nativoz da Amazônia, de Rio Branco, está participando da 3ª Feira Brasil Certificado, realizada no Centro de Eventos São Luiz, em São Paulo. No stand acreano, Francimar Meireles e Jardel Silva, dois luthiers da Rede Acreana de Jovens em Ação (Reaja) apresentam aos visitantes os instrumentos desenvolvidos pelos cerca de quarenta adolescentes de 12 a 18 anos atendidos pelo projeto.
A Nativoz conta com o apoio do Governo do Acre, através da Secretaria de Florestas (SEF) e da Fundação Elias Mansour, e busca utilizar madeira certificada ou resíduos na fabricação de violões, instrumentos de percussão, violinos violas e outros. ¨Em breve estaremos produzindo novas linhas, como a de cavaquinho¨, informou Francimar Meireles, que estudou em Manaus na Lutheria de Rubens Gomes, hoje presidente do FSC Brasil, um dos mais importantes selos de certificação do mundo.
A Lutheria Nativoz da Amazônia busca explorar, segundo seus coordenadores, a beleza e a sonoridade da madeira amazônica de forma economicamente viável e socialmente justa porque utiliza resíduos de madeira gerados por outras atividades econômicas da região ou encontrados na floresta. As espécies usadas são o Amapá, canelão, jatobá, amarelão, roxinho, breu branco, louro preto e muitas outras. Sao parceiros do projeto a Rede Globo, através do Criança Esperança e a Unesco. "Nossa presença nesta feira é para divulgar o trabalho que vem sendo realizado no Acre, no envolvimento de jovens com a música e sua capacitação para o mercado de trabalho", concluiu Meireles. Segundo ele, muitos visitantes têm feito consultas sobre seus instrumentos. O conhecimento de lutheria leva algum tempo para ser acumulado. No entanto, os jovens da Nativoz já conseguem fazer e vender ao menos três instrumentos por mês.
Fonte: Agência de Notícias do Acre

4 comentários:

  1. Anônimo5:08 PM

    Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Flores Online, I hope you enjoy. The address is http://flores-on-line.blogspot.com. A hug.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:49 PM

    http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=6626922791030368001&aid=1

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:53 PM

    Olá gostaria de saber onde fica localizado no Acre essa Lutheria.

    ResponderExcluir