segunda-feira, maio 05, 2008

Rumos cinema e vídeo

Cidade, infância, fronteiras amazônicas, migrações e memória, em imagens como caleidoscópio da contemporaneidade brasileira. Assim é o perfil da série Cinco Sobre Cinco Documentários, resultado da 5ª edição do programa Rumos Cinema e Vídeo, que traz a Rio Branco uma programação de filmes que serão apresentados durante os meses de maio e junho. Os documentários serão exibidos no Circuito Documentário, projeto da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Acre (ABDeC/AC), que acontece às quartas-feiras, no Ponto de Difusão Digital Hélio Melo.
07/05 – Margem (Maya Da-Rin, Rio de Janeiro, 2007, 54 min) - Durante dois dias e três noites uma embarcação navega lentamente pelo rio Amazonas, partindo da fronteira do Brasil com a Colômbia em direção à cidade peruana de Iquitos. A margem se revela diante da câmera à medida que os passageiros divagam sobre um território de múltiplas feições e em constante transformação.
14/05 - Histórias de Morar e Demolições (Andre Costa, São Paulo, 2007, 54 min ) - Quatro famílias paulistanas estão de mudança. Suas casas foram vendidas para um incorporador imobiliário e serão demolidas. Para fixar as histórias guardadas sob esses tetos, os moradores resolvem registrar objetos, cômodos e recantos preferidos, iniciando videografias domésticas ou contratando uma pequena empresa de vídeo.
21/05 - Eu Vou de Volta (Camilo Cavalcante e Cláudio Assis, Pernambuco, 2007, 54 min ) - Duas viagens são realizadas simultaneamente em ônibus clandestinos: a ida de Caruaru (a maior cidade do agreste pernambucano) até São Paulo e a volta de São Paulo a Caruaru. Os fluxos e refluxos desses passageiros migrantes refletem, em suma, as movimentações da vida, as pequenas vitórias e derrotas de cada um, além da vontade de que algo aconteça e mude o que está estagnado.
28/05 - Procura-se Janaína (Miriam Chnaiderman, São Paulo, 2007, 54 min ) - Há crianças sem lugar no mundo. São crianças entregues a instituições e que não se desenvolvem nos padrões esperados: não são portadoras de deficiências, mas também não têm um desenvolvimento dito normal. Assim era Janaína, negra, pobre e institucionalizada na Febem dos anos 1980. Ela se debatia no berço e se machucava, ficava com a mão espalmada, não falava e não se relacionava com outras crianças. Hoje, duas décadas depois, onde estará Janaína?
04/06 - Diário de Sintra (Paula Gaitán, Rio de Janeiro, 2007, 84 min) - Filme composto de registros do presente e do passado, como fragmentos de filmes Super-8 e fotos realizadas em 1981, época em que Glauber Rocha se encontrava em exílio voluntário, em companhia da família, em Sintra, Portugal. A artista visual e cineasta Paula Gaitán, mulher do diretor, reúne esse material, por ela produzido, e retorna à cidade portuguesa, onde cria imagens em movimento, percepções, fluxos mentais. Sobreposição de tempos, imagens, memória afetiva. Camadas ficcionais, documentais fundidas; camadas da memória superpostas.
Serviço: Theatro Hélio Melo - Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro – Tel.: 3224-2133 – Entrada franca.
Fonte: Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário