sábado, maio 03, 2008

Mas que bicho é esse “Software Livre” ???


Olá a todos que tem coragem de ler esse post...

Estava eu em meu computador resolvendo alguns algoritmos¹, e eis que surge em meu google talk, uma janela piscante do meu amigo Adaildo Neto com a seguinte frase: “ Eiii, você gostaria de publicar uns artigos sobre informática??? “ .

E aqui estou eu, meu nome é Rafael Gomes Garrafiel, trabalho no Instituto de Meio Ambiente do Acre no setor de informática, adoro trabalhar com linux, faço isso a 5 anos, e com essa coluna, pretendo ajudar a divulgar um pouco sobre a filosofia do software livre.


Mas que bicho é esse “Software Livre” ???

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, software livre não é software gratuito (essa afirmação deve deixar muita gente completamente confusa...), pois pela definição da Free Software Foundation², para um software ser considerado livre é necessário atender a 4 liberdades básicas ao usuário:
  1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade no. 0);

  2. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade no. 1). Aceso ao código-fonte³ é um pré-requisito para esta liberdade;

  3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade no. 2);

  4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade no. 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Justamente pelo fato de todo software livre pode ser baixado gratuitamente leva as pessoas a acreditarem que livre é igual a gratuito, nada me impede de cobrar pelo meu software, desde que eu o distribua gratuitamente tambem (seja atraves de downloads ou outro meio), posso muito bem cobrar pelo cd, pelo envio ou por mudanças futuras que sejam necessárias.

Claro, claro, então por que devo usar software livre???

Vejamos as vantagens do software livre:
  1. Não é preciso pagar licença (algum espertinho deve dizer “Mas eu tambem nunca paguei licença, para isso existem cracks e outras coisas...”, mal sabe esse espertinho que a maioria dos cracks possuem trojans e similares que ficam a memória do pc esperando a boa vontade de quem o fez, mas não entraremos nesse assunto, quem sabe em algum outro dia...).

  2. Sempre que aparece alguma falha de segurança, em poucos minutos é resolvida... Como isso??? É fácil, já imaginaram quantos programadores há no mundo que utilizam software livre??? Pois é, muitos, e todos buscando cada vez mais melhorar os softwares livres...

  3. Virus??? Quantos já ouviram falar sobre virus no linux??? Sim, claro, existe mesmo virus no linux, mas vejamos como ele deve ser executado:
    • Primeiro, o usuário tem que estar logado como administrador;
    • Estando como administrador, o usuário tera que compilar o programa;
    • Após compilar o programa, ai sim o usuário deve executá-lo;

Viram como é muito fácil de infectar um computador que utilize linux... Hehehehehe

Humm, acho que já estou me estendo demais nesse post, continuarei a falar mais sobre software livre e linux nos próximos, espero que gostem...

Até mais, e lembrem-se:
Seja livre, use linux...

\o/

¹ – Sequencia de passos ordenados e finitos com intuito de resolver algum problema;
² – http://fsf.org;
³ - Código fonte (código-fonte, ou até source code em inglês) é o conjunto de palavras escritas de forma ordenada, contendo instruções em uma das linguagens de programação existentes no mercado, de maneira lógica. (Texto retirado da Wikipédia)

3 comentários:

  1. Viva ao Mozilla Fire Fox!!!

    Software Livre é o futuro...
    Abra sua mente \o/

    ResponderExcluir
  2. Olha que massa...já vou usar esse texto para os meus Educandos...
    Parabén ai...

    ResponderExcluir
  3. software livre = baixa configuração, péssima resolução gráfica e lerdeza de outro mundo, viva microsoft, viva mac, viva ao capitalismo, uhuhauhauha

    ResponderExcluir