sábado, maio 17, 2008

Lendas Linux #01 - Software Livre

Quando ouvimos alguem falar sobre o linux a primeira imagem que aparece na cabeça de muitas pessoas é:

Uma janela escura com um ponto branco piscando simplesmente a espera de alguns toques no teclado para poder executar alguma função.

Pois bem, realmente, podemos ter algum linux instalado somente para isso (geralmente em servidores), mas, essa não é a realidade do linux.

Um exemplo é essa imagem acima, o meu atual desktop (sim, eu preciso ter o delphi instalado por causa da faculdade...);

Como podemos ver o linux não é nada feio (sou um grande fã de personalizar desktops). Essa idéia de linux ser um terminal feio, é o que chamamos de “Mitos”, e realmente há muito mitos a respeito do linux, tais como:

  • O linux é lento: Com certeza, o linux é um sistema operacional muito lento, como qualquer outro sistema operacional* será se ele for mal configurado. E acreditem em mim, isso não é dificil, em algum post futuro farei um tutorial sobre instalando o Ubuntu* em computadores domésticos.

  • O linux é dificil de instalar: Concordo com esse mito, realmente a muitos anos atrás, em suas primeiras versões o linux era muito dificil de instalar, perdiamos horas e mais horas (se bem que esse era o divertido...), hoje em dia, em 15 minutos você consegue um sistema rápido, e com tudo que é necessário para se utilizar sem precisar instalar nada, e o mais importante, com apenas alguns cliques...

  • Dificil de instalar programas: Humm, há vários gerenciadores de pacotes (programas) no linux, o unico trabalho que você terá para instalar um programa é simplesmente digitar o nome dele, o próprio gerenciador terá todo o trabalho de baixar o programa e instalar para você, muito simples.

  • Não há jogos para linux: Há muitos jogos para linux, jogos desconhecidos é verdade, porém se você quer jogar os jogos que existem no Windows não tem problema, é muito simples o processo de emular jogos no linux, tão simples que hoje em dia muitas lan houses usam linux em seus computadores e emulam os jogos do Windows, eu mesmo faço isso no meu computador.... =D

Bem, acho que esse post já se estendeu muito, eu falei sobre alguns mitos que existem a respeito da dificuldade dos uuários, semana que vem falarei sobre verdades a respeito do pinguim.

Até mais, e lembrem-se:

Seja livre, use linux...


por Rafael Garrafiel

\o/

4 comentários:

  1. é isso aí ... para quem começar uma dica é o Linux Kurumim e Ubuntu ... fácil, fácil de lidar ... seja livre use Linux ... belo post!

    ResponderExcluir
  2. essa onda de liberdade aglutina!

    é isso ai rafael, conversando a gente se entende.

    Grito Acreano!
    \o/

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:49 PM

    Não sei onde foi que eu li uma vez algo nesse sentido : "Ser totalmente livre é impossível, pois ninguém consegue viver sem limites"..
    Whatever...
    Começar pelo sofwtare livre é bacana justamente pq a única limitação é a sua (in)capacidade. Porém, no momento estou só flertando com o Linux.

    Nice post!!

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a usar o linux de uma forma bem simples, surgiu um trampo pra dá aula de informática básica, eu queria o Windows, mas o sistema operacional era o linux, entrei na sala sem nunca te visto, hoje aconselho para todos. O principal obstáculo do Linux é a resistência a mudança que todo mundo tem. Todo mundo tem medo do que é diferente, usei o Linux Educacional, o ubuntu, kubuntu, kurumim e mas um monte, tudo porque ele roda a partir de um cd, hj instalei o linux educacional em casa, o sistema é ótimo, com um simples curso de informática vc pode tá contribuindo muito na educação educação de nossas crianças... visitem esses blog www.pensadoresdofuturo.blogspot.com www.nospensamossim.blogspot.com

    ResponderExcluir