sexta-feira, junho 20, 2008

Chacota de antigamente, os nerds escalam a montanha do hype

Faz algum tempo, os nerds ganham mais dinheiro, tomam conta da produção musical eletrônica e até é possível dizer que são os nerds os novos garanhões do pedaço

Não é novidade que algumas tribos tomem a dianteira e recrutem mais gente que as outras. Porém, nunca foi dos nerds o maior prestígio entre a juventude ansiosa para escolher a qual tendência se alinhar. Ser nerd nunca foi moderno, mas as coisas estão mudando.

É que o apreço pela tecnologia e o comportamento introvertido dos nerds ajudaram essa geração a tornar-se íntima dos computadores pessoais. Justamente o equipamento que vem revolucionando as relações econômicas e musicais. E se os nerds é que agora carregam a tarja dos DJs e dos ricaços, são eles que dão uma surra nos "bombados bocós".

No fim de maio, quando esteve no Brasil para uma série de apresentações, o DJ Larry Tee decretou: "As hipsters têm mais seis anos para rodar de calça skinny e tênis retrô da Converse, mas os nerds vêm aí! Ser esperto e nerd agora é in". Ele se referia aos tipos de Nova York que freqüentam mostras de arte e se vestem com os últimos lançamentos da moda, mas que devem logo mais mudar o jeitão para se tornarem nerds. Esse movimento tem muito a ver com as histórias de sucesso que tomaram conta dos Estados Unidos e repercutem em todo o mundo, como a subida das ações da Google e o sucesso de seriados como Heroes e 3rd Rock.

Por lá, as meninas aficionadas por engenharia e tecnologia também puxam para si o rótulo de nerd e arrumam um jeito de fazer sucesso com isso. Um grupo de estudantes de Boston fundou um site chamado nerdgirls.com, para mostrar que além de construir carros movidos a combustível alternativo, as garotas muito inteligentes também se arrumam de maneira atraente.

Aqui no Brasil, os nerds comandam de seus laptops a programação dos melhores sites e andam produzindo música para todas as pistas de eletrônica. Atrás de saber como essa equação dá certo, a reportagem do Skol Beats conversou com o editor de tecnologia da revista Exame. Por telefone, Sergio Teixeira contou como os nerds, mesmo sendo tão reclusos, se tornaram populares nos últimos tempos.

Inversão de paradigmas
"Bill Gates ainda é o exemplo mais clássico, desde aquela foto para a polícia, quando foi preso na adolescência... Ele também é emblemático no comportamento padrão do nerd, que tem poucas habilidades sociais, mas sempre tem um objetivo claro, que nesse caso era fazer a Microsoft".

Para o editor da revista, outras características são importantes nessa mudança de paradigmas: "É claro que o nerd tem facilidade com computação, até porque leva uma vida mais introvertida e se dedica a isto, mas ser bom programador e buscar a inovação também é importante. A sacada que fez do Google o gigante que se tornou é que os caras tiveram a preocupação de dar importância até para a relevância das palavras, além da ambição".

Por fim, três condições especiais favorecem a fermentação do sucesso de tantos nerds, segundo a opinião de Sergio: a explosão de vendas dos computadores pessoais, a internet como distribuidora de softwares, que deixa ao alcance de mais gente uma série de ferramentas inéditas, e a própria pirataria, que não restringe esses programas a quem pode pagar por eles.

A quem se lamenta por não ser da turma da computação, um alívio: "Jimi Hendrix também era um nerd se for ver de perto. Ele mexia com a eletrônica dos instrumentos, praticamente hackeava sua guitarra... É preciso entender o que se vai dizer com a palavra nerd. Um cara que é obsessivo com suas coisas pode ser um nerd."

Texto: Danilo Poveza
Fonte: http://www.skolbeats.com.br/

Um comentário:

  1. só tenho uma coisa a declarar:
    A inteligência é o melhor afrodisíaco que existe...

    ui.ui.ui...

    ResponderExcluir