quarta-feira, outubro 29, 2008

E como tá a tv digital aqui no Brasil?


Vocês lembram do estardalhaço quando a tv digital chegou ao Brasil?
Eu lembro que teve até um pronunciamento do presidente, não foi?
As pessoas estavam satisfeitas porque teriam a famosa 'high definition', contudo criticavam o modelo japonês e discutiam as dificuldades, debatia-se a comunicação e criou-se uma expectativa quanto a variedade de opções.

E cadê?

Então, a tv digital vai chegar só no próximo semestre de 2009. (Aqui no Acre, sabe-se lá..)(Aliás, existe uma data que já foi divulgada, que seria dia 02 de dezembro.) Isso tudo porque está sendo desenvolvido um sistema que se chama Ginga. Um software livre, que até pouco tempo atrás acreditavam que era uma desculpa para tal situação, mas que foi apresentado em julho num congresso no Rio.
Daí gera uma nova 'novela', porque quem comprou o conversor pra tv digital sem o Ginga, vai ter que comprar outro com, pra poder usufruir da tal da interatividade.
As emissoras ainda estão a espera de definições técnicas e o lançamento de conversores do Ginga. Mas a Globo já se posicionou dizendo que também no primeiro semestre de 2009 os usuários poderão usufruir das novas possibilidades.
Atualmente, devido ao fato de a maioria da população não ter acesso às informações de forma integral, há pouco incentivo quanto a tv digital (que não sai..). Ano está acabando... vamos ver se a Ginga se mexe.

2 comentários:

  1. E houve também, se não me engano, insatisfação por parte das operadoras de celular pelo fato do Brasil ter optado pelo padrão digital do Japão. Mas o que uma coisa tem a ver com a outra, sei lá... :D

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:18 PM

    It is in reality a great and useful piece of info. I'm glad that you shared this helpful
    information with us. Please stay us informed like
    this. Thank you for sharing.

    Feel free to visit my web blog upholstery cleaners

    ResponderExcluir