terça-feira, maio 12, 2009

Tuatha de Danann no Acre

Para quem não conhece, Tuatha de Danann é uma banda mineira formada em 1995, inicialmente nomeada de Pendragon, com a proposta de tocar heavy metal com influências de música folclórica medieval ou como alguns preferem, Folk Metal. No ano seguinte, a expressão da mitologia celta que denominava o "Povo da Deusa Danú", seres encantados que dominavam a arte e a ciência, assim como a poesia e a magia, foi escolhida como nome oficial: Tuatha de Danann. Esses seres, com o cristianismo e passagem histórica, hoje são conhecidos popularmente como duendes, gnomos e fadas.

A Sonoridade

Desde a primeira Demo Tape, a banda já utiliza em seus arranjos instrumentos como flautas, violinos, bandolins, gaitas de fole, craviolas e harmônicas, tudo isso casado com o revezamento de vocais melódicos e gulturais e o peso do heavy metal.
A identidade musical da banda é baseada na magia, delírio e construção lúdica da mitologia celta, tanto no som quanto nas letras.
O primeiro álbum da banda lançado em 2001, entitulado Tingaralatingadun e descrito pela banda como "uma viagem à terra da magia, onde todos os elementos da natureza andam de mãos dadas", foi licenciado na Europa e obteve uma grande aceitação.
Em 2002 veio The Delirium Has Jus Began, um trabalho experimental onde aprofundaram ainda mais a junção dos instrumentos eruditos e o heavy metal.
Seguido do lançamento de Trova Di Danú, pela gravadora Paradoxx Music, que consagrou a característica do uso de instrumentos não comumente aplicados ao estilo.


Os músicos

A banda é formada por Bruno Maia nos vocais, flautas, guitarra e violões; Rodrigo Berne, guitarra e vocais; Giovani Mendonça, baixo e vocais; Rodrigo Abreu na bateria e Leonardo Godtfriedt nos teclados e violino.


O Wacken Open Air

A banda foi vencedora da seletiva nacional do Wacken Open Air no ano de 2005, participando do Metal Battle mundial na Alemanha com outras 08 bandas de países entre França, Itália, Finlândia, Bélgica e Noruega, ficando em 2º lugar e ganhando o título de Melhor Banda Estrangeira a participar da competição.


Para melhor conhecer os "seres" da Tuatha de Danann, ouçam:

Tuatha de Danann no myspace


Dia 16/05/2009 na AFELETRO, a partir das 18 h
Entrada: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário