sexta-feira, setembro 26, 2008

Oficina de Jornalismo Cultural


Como parte do projeto da semana Varadouro, ocorreu também algumas oficinas, das quais se qualquer um quisesse ir em todas, se frustraria como eu, porque infelizmente muitas eram em horários conflitivos! Entretanto, consegui fazer a de Jornalismo Cultural e ser ouvinte da de Fotografia!
Ontem concluímos a Oficina de Jornalismo Cultural. Foram 20 horas ministradas, ali no Sesc Centro, por Fábio Gomes. O nosso 'fêssor' é do Rio Grande do Sul, trabalha para 2 sites próprios (jornalismocultural.com e brasileirinho.mus.br) e sua ficha curricular também abraça atividades de jornalista, escritor, cartunista, fotógrafo e autor teatral. Mas na verdade, ele ainda é um pouquinho mais que isso...

No primeiro dia, ele veio com definição de Cultura, buscou dados lá na Roma Antiga e com a evolução da sociedade nos chicoteou com toda a Teoria da Comunicação. No segundo e terceiro dia teve um clima ditado pelas interações, onde foi tratado de mercado de trabalho, direitos autorais, fonte, apuração, entrevista e coletiva. E no último dia, na qual tivemos que entregar o texto pelo o qual seríamos avaliados, falamos sobre comentário, resenha, ensaio e crítica.
Apesar de alguns alunos esperarem receber a fórmula mágica do sucesso, a vivência na oficina nos levou a questionar a postura acreana frente à cultura. E isso por tantos detalhes: falta de cadernos de cultura nos jornais, pela simples desnecessidade pela opção por cultura, falta inclusive de uma agenda cultural concretizada.
Sabe aquele clichê: "É sempre bom se atualizar", pois é, além do certificado, das novidades, vi um 'Caderno 2' do Sul que só de agenda cultural, eram 3 páginas! E esse caderno tinha o tamanho de um jornal normal daqui! Fora que poxa, espaço pra teatro, cinema, crítica, moda (e não aquelas colunas sociais: fulana bombou ontem em tal canto), gastronomia, música.. até as cruzadinhas e quadrinhos!

> Temos que declarar o apoderamento da cultura!
(Todo do Grito Acreano em fila, avante!)

Bom, mas assim como mexeu com minhas bases, o último dia do curso já estava fazendo os alunos fazerem experimentações culturais, das quais tenho que registrar ao menos 2 aqui!
# Handreh e Xl em um diálogo pouco comum # Dobraduras de Chaves e Manu



E ah, concluímos com um coffe break e com um pouco espontâneo banho de chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário