sábado, junho 30, 2007

Batuques de Cor

Grupo de Percussão da UFBA apresenta em Rio Branco concerto que mistura música clássica, popular e africana

O resgate da tradição dos ritmos negros que chegaram ao Brasil com escravos e que foram disseminados na cultura nordestina é o foco de trabalho do grupo “Modos Novos”, do Núcleo de Percussão da Universidade Federal da Bahia – UFBA. O grupo se apresenta em Rio Branco no dia 01 de julho (domingo), às 19horas, no Theatro Hélio Melo, durante o projeto “Sonora Brasil – Tradições Contemporâneas”, uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc e os Sesc´s Regionais, tendo apoio, em Rio Branco, da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil. A entrada é gratuita.

No palco, nove músicos se apresentam durante o espetáculo. Além do professor Jorge Sacramento – mestre e doutorando em Educação Musical e com experiência de 14 anos em ensino e pesquisa de ritmos brasileiros - o grupo é formado por oito alunos da Escola de Música da UFBA. Eles tocam vários instrumentos percussivos presentes na música clássica e na cultura popular brasileira. Claves, Xilofones e flautas entram em sintonia com o som marcante do triângulo, da matraca, do ganzá e do berimbau. No repertório estão músicas de compositores baianos e de outros Estados do nordeste.

O Núcleo - O Núcleo de Percussão da UFBA é um projeto que coloca em perspectiva a possibilidade de um diálogo entre o mundo da percussão erudita contemporânea, a riqueza das tradições afro-brasileiras e a leveza da música popular.

Sonora Brasil - O projeto existe há 10 anos, atuando na difusão das diversas formas de manifestação musical do povo brasileiro. Canções da tradição oral e ritmos populares de várias partes do país são apresentados ao público em circuito nacional.

Serviço:
O quê: Concerto do Grupo "Modos Novos", do Núcleo de Percussão da UFBA.
Quando: Domingo, 01 de julho, às 19horas.
Onde: Theatro Hélio Melo.
Entrada: Franca.

quinta-feira, junho 28, 2007

Cine Clube Aquiry apresenta Iracema


Você está convidado para assistir ao filme Iracema, uma transa amazônica. Em contraste com a propaganda oficial da ditadura, que alardeava um país em expansão com a construção da Transamazônica, uma câmera sensível revelava os problemas que essa estrada traria para a região: desmatamento, queimadas, trabalho escravo, prostituição infantil. Misturando documentário e ficção, o filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande, emblemática da realidade brasileira. Iracema permaneceu proibido pela censura durante seis anos. Nesse período, ganhou prêmios em festivais internacionais e, em 1980, quando liberado, foi o grande vencedor do Festival de Brasília.

Após a exibição haverá debate sobre o filme com a participação de Toinho Alves, professor da oficina O Imaginário no Curso de Cinema da Usina de Arte João Donato.


Iracema, uma transa amazônica

Debate: Toinho Alves (jornalista, professor da Oficina O Imaginário)

Data: 29 de junho (sexta-feira)
Horário: 19h
Onde: Usina de Arte João Donato (Av. das Acácias – n° 1, Distrito Industrial)
Realização: Núcleo de Produção Digital/Usina de Arte João Donato/SEE/FEM

quarta-feira, junho 27, 2007

Breves noticias e comentários

  • Como as férias estão chegando espero que esse periodo de ostracismo passe logo de uma vez. Já faz cerca de um mês que não vejo nenhuma articulação para alguma festa ou um show básico, onde possamos reunir o publico da música Independente.
  • Ok. Eu sei que muitos produtores de eventos vão afirmar que estavam aguardando o periodo de férias para soltar a franga. E na pior das hipóteses to esperando que isso realmente aconteça!
  • E quem vai pro Festival do Casarão? Se juntarmos umas 15 pessoas dá pra alugar uma van. E aí quem se habilita?
  • Marlton irá dividir palco com a ilustre cantora acreana Veronica Padrão num especial para a TV Aldeia. Palmas para a Marlton. Clap Clap.
  • Dentro de alguns dias chegará o tão esperado CD Surreal da banda Camundogs. Mas, como isso não é suficiente, os sagazes Camundogs já revelam que estão preparando novas músicas para o segundo o CD. DuCaralho!
  • Também é fato que um integrante da Marlton está negociando com a Ótica Ipanema para ser seu novo garoto propaganda! Será?
  • Vai rolar uma Semana do Rock Independente. Maiores informaçoes em breve.
  • Toda Quarta-Feira tá rolando na rádio Aldeia 96,9 FM, na capital Acreana, o programa Fora do Eixo liderados por ninguem menos que Daniel Zen e Aarão Prado. DuCaralho!
  • Pessoal as inscrições para o Compacto.Rec estão abertas. Essa é uma boa oportunidade para divulgar o trabalho da sua banda. Se liga!
E nas férias o que irá rolar?

quinta-feira, junho 21, 2007

Cine Clube Aquiry apresenta "Quanto vale ou é por quilo?"

A Usina de Arte João Donato está funcionando. Teatro, Música, Cinema e Artes Visuais. Cursos com duração inicial de três meses.

Outra coisa é a proposta de oficinas livres, exposição, shows, filmes e mais filmes...

O Cine Clube Aquiry é parte dessa história toda. Aberto ao público em geral e também para os alunos regularmente matriculados nos cursos da Usina, o Cine Clube funciona toda sexta-feira, sempre as 19 horas.

O professor que estiver ministrando oficina no Curso de Cinema e Video escolhe, junto com os alunos e frequentadores do Cine Clube, o fime a ser exibido. Exibe e depois abre o debate.
Essa semana está sendo ministrado no Curso de Cinema e Video, a Oficina de Roteiro. O professor é Newton Cannito, roteirista do filme que será exibido nessa sexta: Quanto Vale ou é por quilo?

Sexta-feira as 19 horas. Cine Clube Aquiry.


Quanto Vale ou é por quilo?

Usina de arte João Donato

Debate com o Roteirista do filme Newton Cannito.



quarta-feira, junho 20, 2007

Cine Clube Batelão apresenta Violencia S/A

O projeto de extensão Cineclube Batelão exibe nesta quinta-feira (21), o documentário Violência S.A. dirigido por Newton Cannito, Jorge Jafet, Eduardo Benaim. Violência S.A . explora as relações humanas e sociais que existem por trás da violência e que foram muitas vezes criadas por ela. Mostra como o medo pode ser rentável, mostrando o maravilhoso shopping-center da segurança, dos carros blindados aos seguranças profissionais. A projeção acontece na Sala Ambiente de Letras- UFAC, às 19h15.
O documentário será debatido pelo cineasta Newton Cannito, diretor do filme.

Sobre o cineasta Newton Cannito

"Professor e roteirista. Editor da Revista Sinopse (USP) e do portal cinemático (www.cinematico.com.br). Professor de Roteiro Audiovisual na USP e de Programação Televisiva na Faculdade Cásper Líbero. Atua também como roteirista tendo coordenado os roteiros da série televisiva "Cidade dos Homens", exibida pela Rede Globo. Crítico de televisão da Revista de Cinema e curador de mostras de cinema e televisão, entre elas, "A TV e a Produção Independente" (CCBB-RJ, 2001), Retrospectiva João Batista de Andrade (CCBB-SP,2002), Retrospectiva Antônio Calmon (CCBB-SP, 2003), do I e II Encontro Internacional de Televisão e da série "Encontros com a Televisão Brasileira" (CCBB-SP, 2004).Roteirizou o longa-metragem Quanto Vale ou é por quilo? dirigido por Sérgio Bianchi."




*** Agradecimento a Juliana Machado, acadêmica de Comunicação Social pela Ufac e Cinema na Usina de Artes, que semanalmente manda a programação.

domingo, junho 17, 2007

O que eu sou para a cena acreana?

Johnny Rats, batera da Nicles, certa noite me encontrou e fez exatamente essa pergunta pra eu responder. No primeiro momento eu fiquei surpreso, mas, logo respondi. "Eu não sou nada, afinal nem banda eu tenho, apenas escrevo num blog o que eu acho das coisas que vejo e escuto".

Aqui no Acre acho que sou o unico que fala o que pensa sobre as bandas que fazem um som autoral, e tipo, não tenho medo de escrever o que realmente sinto e percebo quando escuto uma banda. Já falei mal de tantas bandas que hoje eu curto, como também já falei bem e hoje não posso dizer o mesmo. E não há mal algum nisso. Certo?

Sou do tipo da pessoa que acredita que a arte não precisa de subsídios pra se fazer entender quando a coisa é boa, ela simplesmente é, não precisa você sacar as influências ou coisas do genero. E hoje vivemos num mundo que tudo se copia e desconhecemos muitas vezes o que é original, por isso prefiro não fazer comparações.

Conhecimento é algo que você ganha com o tempo e conhecimento divido é conhecimento duplicado. Johnny valeu pelas dicas musicais (depois escrevo aqui no blog sobre as dicas musicais do Johnny) e espero que eu tenha te explicado o que eu sou pra essa dita "cena acreana".

Até mais.

quinta-feira, junho 14, 2007

Cine Clube Aquiry apresenta "Brasília 18%"


Brasília 18%, filme de Nelson Pereira dos Santos, no Cine Clube Aquiry
Você está convidado para assistir ao filme Brasília 18%, do diretor Nelson Pereira dos Santos, no cine Clube Aquiry, na Usina de Arte João Donato.
No filme o médico legista Olavo Bilac, volta de Los Angeles, a convite do IML de Brasília para concluir a perícia de identificação de uma ossada, supostamente pertencente à economista Eugênia Câmara, desaparecida há meses. O suposto assassinato envolve o namorado cineasta, Augusto dos Anjos, e políticos de Brasília.
Após a exibição haverá uma conversa sobre o filme com Marilia Alvim, Professora da Oficina de Linguagem e Montagem, do curso de Cinema e Vídeo da Usina de Arte João Donato.

O filme será exibido no Cine Clube Aquiry, na Usina de Arte João Donato.

O quê: Brasília 18%, de Nelson Pereira dos Santos no Cine Clube Aquiry
Debate: Marilia Alvim


Onde: Usina de Arte João Donato (Avenida das Acácias – n° 1, Distrito Industrial – Zona A)


Data: 15 de junho (sexta-feira)


Horário: 19h


Realização:Núcleo de Produção Digital/Usina de Arte João Donato/SEE/FEM

quarta-feira, junho 13, 2007

Sarau na UFAC

Aê moçada, quinta-feira (14/06) tem duplo Sarau na UFAC, dos cursos de Comunicação Social e Ciências Sociais.
A partir das 19h, próximo aos blocos de Comunicação e Ciências Sociais. Pra quem não sabe onde é, é na última parada do ônibus da UFAC.
Bandas?

- SueD
- Mártires
- Blush Azul
- Calango Smith
- Nicles

Vale a pena dar uma conferida!

Sessão do Batelão

O Cineclube Batelão exibe o documentário Sacrificio - Quem traiu Guevara, dirigidos pelos mesmos diretores de Surplus, Erik Gandini e Tarik Saleh, a produção sueca, produzida em 2001, desafia a tese de que foi a artista plástico e ex guerrilheiro argentino, Ciro Bustos quem delatou Guevara na Bolívia, em 1967, onde o líder argentino foi morto. E projeta o curta-metragem, Lendas Urbanas do cineasta acreano Italo Cristofher.
A sessão acontece no dia 14 de junho (quinta-feira), na Sala Ambiente de Letras- Ufac
às 19h15.
Após as exibições o documentário será comentado pelo professor Fernando Peixoto.



segunda-feira, junho 11, 2007

"Cartas de um pirata"




Hoje, lá estava eu na aula da faculdade, quando entra um doido pra divulgar sua peça.
Ele é paulista e está em turnê pelo Brasil. Sua peça solo é sobre cartas que um pirata escrevia para sua mãe.
Não deu pra pegar muita coisa, e eu resolvi procurar no Google.
E não é que achei? Achei uma resenha da peça, aqui.


Pois bem, a peça será apresentada Quinta (14), Sexta (15) e Sábado (16).
Horário: 20:00h
Local: Teatro Plácido de Castro, Teatrão
E o mais importante, apenas R$ 5,00. Isso mesmo cinco reais.

sexta-feira, junho 08, 2007

Cine Clube Aquiry


Nelson Freire no Cine Clube Aquiry


Você está convidado para assistir ao filme Nelson Freire, do diretor João Moreira Salles, que trata da vida e obra de um dos principais pianistas brasileiros da atualidade. A história é retratada através de 31 blocos temáticos que mostram um homem e sua música. Após a exibição haverá uma conversa sobre o filme com Cristiane Lage e Tato Taborda Jr., Professores da Oficina de Imagem, do Curso de Cinema e Vídeo, e do Laboratório de Áudio-Nutrição (Apreciação Musical) do Curso de Música, na Usina de Arte João Donato.

O filme será exibido no Cine Clube Aquiry, na Usina de Arte João Donato.


O quê: Nelson Freire no Cine Clube Aquiry
Debate: Cristiane Lage e Tato Taborda


Onde: Usina de Arte João Donato (Avenida das Acácias – n° 1, Distrito Industrial – Zona A)


Data: 08 de junho (sexta-feira)


Horário: 19h


Realização:Núcleo de Produção Digital/Usina de Arte João Donato/SEE/FEM

segunda-feira, junho 04, 2007

Música: discutindo com seriedade

A cena musical acreana recebeu na tarde desta sexta-feira um “presentaço!” Edson Natale, Luis Felipe, Israel do Vale e David McLoughlin estiveram nesta terrinha para ministrar um seminário do programa Rumos Itaú Cultural Música.

Sim, mas quem são esses caras? De onde eles saíram? Que diabo de programa é esse?

Resumindo: Edson Natale é músico e gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural. Luis Felipe é vice-presidente da Cooperativa de Música de SP. Israel do Vale é jornalista cultural, diretor de produção e programação da Rede Minas de Televisão. Davi McLoughlin é gerente da BM&A [organização sem fins lucrativos que promove a música brasileira no exterior].

O Rumos Itaú Cultural é Um programa de difusão e aporte financeiro da produção artística e intelectual brasileira.

No encontro daquela tarde, a discussão foi pautada no Rumos Música, que tem o objetivo de mapear e divulgar talentos na área da música em todas as regiões do Brasil e contribuir para seu amadurecimento e articulação no cenário cultural brasileiro.

Falou-se - com seriedade exemplar - em cena independente, espaço cubo, política cultural, movimento musical brasileiro no exterior, Tv’s públicas, discussão e produção coletiva, etc, etc. (Ah, e claro, falou-se também em Los Porongas e Festival Varadouro!). É uma pena que a divulgação tenha sido suficiente para reunir só umas 15 pessoas.

É muito bom – e ao mesmo tempo estranho – falar de movimento musical com pessoas de outros lugares do país. A gente percebe que nossa realidade não é distante, é apenas diferente. E que apesar de ser a realidade de uma cidade pequena, é como se fizéssemos parte de um movimento não grande, mas evoluído.

O movimento aqui realiza festivais, grava cds, tem selo independente, interage com outros grupos e movimentos do país (além dos locais), tem blog, produz conteúdo... Na verdade, eu sou suspeita pra falar. Mas é importantíssima a idéia de se prezar pela independência e de criar cooperativas, acho até que todos os movimentos artísticos devem buscar isso, mas ao mesmo tempo, acredito que todos devem exigir seus direitos no poder público, participar do processo de criação e sistematização de políticas públicas culturais, etc. etc.

Sem querer me estender demais, a visita ao site do Itaú Cultural é obrigatória. Todos devem dá uma olhada no edital e inscrever suas músicas! A meta é selecionar 50 músicas que caracterizam a produção musical brasileira hoje, abrangendo os mais variados estilos: pop, mpb, instrumental, indígena, eletrônico, e por aí vai.... As selecionadas farão parte de um material composto de Cd e DVD, e que irá circular por todo o país.

Além da categoria musical, o programa também premia trabalhos nas áreas de jornalismo cultural, literatura e pesquisa em gestão cultural. Todas as informações sobre os editais encontram-se no site: http://www.itaucultural.org.br/rumos2007 .

sexta-feira, junho 01, 2007

Rio Branco recebe seminário do programa Rumos Itaú Cultural Música

Alternativas de produção, difusão e articulação musical, independência no pensamento da música e aplicação de novas tecnologias são alguns dos temas que serão discutidos hoje, durante seminário do Programa Rumos Itaú Cultural Música, em parceria com a Fundação Elias Mansour.

No encontro serão dadas informações sobre o lançamento do edital RUMOS MÚSICA 2007-2009, que neste ano também lança editais nas áreas do Jornalismo Cultural; Literatura e Pesquisa em Gestão Cultural. Todas as informações sobre os editais encontram-se no site http://www.itaucultural.org.br/rumos2007 .

Onde: Sebrae - Rua Rio Grande do Sul, 109
Quando: 01 de junho, sexta-feira - início às 14h Entrada franca [não é necessário inscrição antecipada]